Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Estado terá primeira brigada de incêndio formada por pessoas com Síndrome de Down do Brasil
Termo de Cooperação Técnica para a formação da primeira turma de brigadistas com Down foi assinado durante um evento. Foto: Hélio Filho/Secom
Na última sexta-feira (2), dia em que comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro foi realizado um evento no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). A solenidade teve como ponto alto a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a formação da primeira turma de brigadistas com pessoas com Síndrome de Down.
Pela primeira vez no Brasil, um Corpo de Bombeiros Militar vai formar uma turma de brigadistas composta por pessoas com Síndrome de Down. A Brigada Down é uma parceria do CBMES com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down. Os alunos passarão por uma formação com carga horária de 20 horas e sairão preparados para atuarem como brigadistas.
“Essa formatura é um reconhecimento ao trabalho dos Bombeiros. A Brigada Down vai ser uma forma de romper preconceitos. Estou muito feliz com essa iniciativa de inclusão. Estamos fazendo investimentos importantes na instituição em reconhecimento ao trabalho que os Bombeiros realizam. Estão nos ajudando muito a salvar vidas na pandemia”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Para a melhoria das condições de trabalho e qualidade do serviço prestado à sociedade, o Governo do Estado vem efetuando diversos investimentos no CBMES. O Corpo de Bombeiros Militar teve a frota renovada, com a aquisição de novas viaturas, bem como a construção de novas unidades e a recomposição dos quadros, com a formatura de novos soldados.
Brigada Down
A Brigada de Incêndio é um conjunto de pessoas que atuam no controle e prevenção a incêndio e pânico em organizações e empresas. Os brigadistas formados na Brigada Down estarão aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, evacuação de ambientes em risco, atendimento de emergências, primeiros socorros, checagem de extintores e saídas de emergência, entre outras atribuições. O curso ainda não tem data para começar, pois os alunos devem, primeiro, concluir o ciclo de imunização contra a Covid-19.