Vacinação contra gripe em Cachoeiro será ampliada a partir de segunda-feira
Nesta semana o Ministério da Saúde autorizou a vacinação de toda população. Foto: Divulgação/Márcia Leal
O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. Em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começará a vacinar o público em geral na próxima segunda-feira (12).
Até sexta-feira (9), o foco da campanha segue sendo a imunização dos grupos prioritários, que são: crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas e funcionários do sistema prisional.
Até o momento, o município imunizou 29,3 mil pessoas desses grupos. “Quem faz parte desses públicos prioritários são as pessoas mais suscetíveis às complicações da gripe. Por isso, orientamos que as que ainda não se imunizaram procurem nossas unidades de saúde com sala de vacina, o quanto antes, para garantir essa importante proteção”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
O secretário frisa que, mesmo com a abertura para toda população a partir de segunda, a vacinação contra a gripe ocorrerá sem necessidade de agendamento e seguirá enquanto houver doses do imunizante em estoque. Nesta quarta-feira (7), são mais de 24 mil.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Se a pessoa tomou vacina contra a Covid-19, precisa aguardar intervalo de, pelo menos, 14 dias para tomar a dose contra gripe.
Documentos para grupos prioritários
Para a vacinação, é importante a apresentação de documentos de acordo com a necessidade de cada grupo: documento com foto para os adultos, além das seguintes documentações comprobatórias: as gestantes deverão apresentar cartão de pré-natal ou exame que comprova a gestação; as puérperas apresentarão a certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascidos vivos, liberada pelo hospital.
Os trabalhadores da saúde, por sua vez, devem comparecer munidos com a declaração do local de trabalho e crachá, ou cópia do contrato de trabalho ou carteira de trabalho, carteira do registro de conselho de classe acompanhada da declaração do serviço de saúde. Já os portadores de doenças crônicas ou comorbidades necessitam de laudo ou exame para receberem o imunizante. Os professores das escolas públicas e privadas deverão apresentar declarações das escolas onde trabalham.
Confira os locais de vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS Otto Marins
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Gilson Carone
UBS Novo Parque
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Paraíso
Interior
UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Córrego dos Monos