Hemoes faz apelo a doadores por conta de baixa no estoque de sangue
Para dar conta da demanda diária, Hemoes precisa de 100 a 120 doadores por dia. Atualmente, eles recebem de 60 a 70
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) registrou uma queda no estoque de alguns tipos sanguíneos. Esse cenário é consequência das baixas doações registradas ao longo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). No entanto, a doação de sangue não deve parar durante este período.
Para manter um estoque seguro por quatro dias são necessárias 200 bolsas de O+, 12 bolsas de A-, 4 bolsas B-, 20 bolsas de B+, 20 bolsas O-. Entretanto, o estoque atual conta com 44 bolsas O+, 11 bolsas A-, 7 bolsas B-, 42 bolsas B+ e 9 bolsas O-. Diante dessa situação, o Hemoes reforça que todas as unidades de coleta de sangue do Estado estão preparadas para receber os doadores com segurança. Além disso, convida a população a adotar a prática de doação de sangue, de forma frequente.
A diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, reforçou a importância do abastecimento das unidades.
“Desde o início da pandemia observamos uma queda significativa no número de doações. Para dar conta da demanda diária, precisamos de 100 a 120 doadores por dia e estamos com 60 a 70. A situação atual compromete o abastecimento. Nesse momento, todos os tipos sanguíneos são extremamente necessários e muito bem-vindos. Precisamos da solidariedade de cada um para com o próximo, pois somente através do ato de doação de sangue que conseguimos salvar vidas”, frisou.
Quem pode doar
Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.
Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Doações de sangue na pandemia
Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas que tiveram diagnóstico positivo da Covid-19 podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.