Ana Marcela Cunha conquistou ouro nessa terça-feira
Brasileira venceu maratona aquática. Foto: Jonne Roriz/COB
A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros da maratona aquática da Olimpíada de Tóquio, nessa terça-feira (3), na Marina de Odaiba com o tempo de 1h59min30s8.
A atleta esteve no pelotão da frente durante praticamente toda a prova. Nos 5,2 km de prova, ela cravou a marca de 1h02min30s5, mais de três segundos à frente das perseguidoras mais próximas. Após cair para o quarto lugar, a nadadora voltou a assumir a ponta aos 8,6km para seguir na liderança até cruzar a chegada.
A medalha de prata ficou com holandesa Sharon van Rouwendaal (ouro na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro), que fez o tempo de 1h59min31s7, enquanto a australiana Kareena Lee ficou com o bronze, com a marca de 1h59min32s5.
Na carreira, a baiana de 29 anos já foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas. Além disso, ela é tetracampeã mundial em provas de 25 km (2011, 2015, 2017 e 2019) e campeã pan-americana em Lima (2019) na prova de 10 km.
É OUROOOOOOOOO 🥇🥇🥇
É de Ana Marcela Cunha! 🏊🏾♀️🇧🇷
Completou os 10km em menos de 2h.
Que espetáculo de prova da brasileira.
📸 Jonne Roriz/COB pic.twitter.com/NACOAhAMTV
— Time Brasil (@timebrasil) August 3, 2021
Em busca de mais títulos
Após a conquista, Ana Marcela deu uma entrevista na qual falou do tamanho da sua conquista.
“A medalha como material representa muito, mas acho que a conquista e a glória de ter sido campeã olímpica, isso fica para sempre, na história da maratona, na história do Brasil”, disse.
Além disso, ela comentou sua próxima meta, alcançar o título mundial na prova dos 10 km.
“Ser campeã olímpica aqui é muito importante, eu ainda não fui campeã mundial nos 10 km, o que também é muito importante. Então saio daqui querendo mais para o ano que vem”, fnalizou.
A medalha de Ana Marcela Cunha é a segunda do Brasil em provas de maratona aquática nos Jogos Olímpicos. Nos Jogos de 2016 (Rio de Janeiro), Poliana Okimoto garantiu um bronze.
Informações: Agência Brasil