PF desarticula quadrilha que fazia tráfico de drogas no Espírito Santo
Operação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias. Foto: Divulgação/PF
Uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas foi alvo da Operação Párvulo, da Polícia Federal, nesta terça feira (10). O grupo atuava no Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, sete de prisão temporária, 20 de busca e apreensão em residências e empresas nos municípios de Vitória, Guarapari, Conceição da Barra (ES), Foz do Iguaçu (PR), Imbituba (SC) e Belo Horizonte (MG), além do bloqueio judicial de contas bancárias ligadas aos investigados. Cerca de 100 policiais federais participaram da operação que contou ainda com o apoio do Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal.
Operação
A operação teve início em 2020 com a investigação de um homem que comprava grande quantidade de haxixe e drogas sintéticas (ectasy) em Foz do Iguaçu e as distribuía na cidade de Guarapari e região.
Com o avanço das investigações foi constatado que a rede de atuação da quadrilha era maior, tendo alcance também em Minas Gerais e Santa Catarina.
Para garantir o fluxo de dinheiro necessário, diversas contas bancárias de “laranjas” em Foz do Iguaçu, eram utilizadas para comprar drogas e para receber os valores decorrentes de suas vendas. Algumas dessas contas também eram utilizadas para a ocultação dos lucros obtidos pelos investigados. Há ainda indícios de lavagem de dinheiro em negócios regulares, como a compra e venda de veículos.