Polícia Federal desarticula esquema de corrupção em administração de Penitenciária no RJ
Cerca de 40 policiais federais cumpriram mandados nesta terça-feira. Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Polícia Federal realizou na manhã de hoje (17), a Operação Simonia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso estabelecido na administração da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP/RJ).
Cerca de 40 policiais federais cumpriram três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. Além do Rio de Janeiro, os mandados foram cumpridos nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, ambos no Estado do Rio.
A investigação, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Federal e o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), demonstrou a existência de negociações entre a cúpula da SEAP/RJ e lideranças de uma facção criminosa de origem fluminense, mas com atuação internacional no tráfico de drogas. Os agentes públicos viabilizaram o retorno de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para o Estado do Rio de Janeiro. Além disso, os servidores permitiam a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais estaduais tendo, inclusive, realizado a soltura irregular de um criminoso de altíssima periculosidade.
A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados, foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas.