Instituto dos Olhos do Hospital Evangélico oferta tratamento inovador pelo SUS
Instituto é referência em tratamento oftalmológico em toda região do Sul do Estado. Foto: Arquivo/HECI
O Instituto dos Olhos, setor oftalmológico do Hospital Evangélico, começou a ofertar, em agosto de 2021, a Injeção Intravítrea de Avastin pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E desde então, já foram mais de 47 pessoas beneficiadas pela novidade.
Avastin é um medicamento utilizado para o tratamento de várias doenças da retina, sendo injetado dentro dos olhos. Segundo o oftalmologista responsável pelo instituto, Dr. Lindolfo Granda, o procedimento é indicado em casos de determinadas doenças da retina como a DMRI (Doença Macular Relacionada à Idade) e o Edema Macular Diabético, doenças essas que cursam com baixa sensibilidade visual.
O tratamento pode trazer a melhora da visão ou diminuição da perda visual, dependendo do tipo de doença e gravidade. “A injeção de Avastin não é considerada um procedimento cirúrgico, porém deve ser realizado em ambiente hospitalar ou centro cirúrgico ambulatorial, pois utiliza anestesia local e medidas de assepsia e antissepsia”, explicou Dr. Lindolfo.
O paciente precisa chegar com 30 minutos de antecedência. Esse tempo é dedicado ao preparatório, que conta com protocolos de assepsia e instruções necessárias. Depois, é aplicado o colírio anestésico. A injeção é aplicada alguns minutos depois do anestésico.
O procedimento dura, aproximadamente, cinco minutos e não causa dor, incômodo ou desconforto. Assim que termina, o paciente retorna para a casa normalmente e deve seguir os cuidados do pós-operatório indicados pelo oftalmologista.
O acesso ao procedimento se dá pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Identificando a necessidade, o agendamento é feito pelo processo de regulação do Estado.
Além da Injeção Intravítrea de Avastin, o Instituto dos Olhos também realiza outros procedimentos como cirurgias de catarata e pterígio, todos pelo SUS.