Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de filha de Newton Braga
Marília Braga faleceu na manhã desse domingo em um hospital onde estava internada. Foto: Márcia Leal/PMCI
Faleceu aos 81 anos, Marília Braga, filha da artista plástica Isabel Cúrcio Braga e do escritor Newton Braga. Ela se sentiu mal no sábado (4) e foi levada para um hospital no Rio de Janeiro, onde faleceu na manhã desse domingo (5). O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, decretou luto oficial de três dias.
Nascida em 17 de maio de 1940, Marília é a segunda dos três filhos do casal Braga. Junto aos irmãos Edson e Rachel, Marília participou, em 2011, da edição do livro “Newton Braga, Cachoeirense Ausente”, em comemoração ao centenário do escritor. Recentemente, compilou todas as poesias do pai, da década de 20 à década de 60, trabalho que resultou em um livro, com previsão de lançamento para 2022. Também havia iniciado o resgate do acervo de Isabel Braga, que seria exposto em outra obra.
Em agosto, ela e sua irmã Rachel estiveram em Cachoeiro para a inauguração da exposição “Newton Braga entre seus amores”, na Casa dos Braga e, para a recolocação do busto de Newton na parte central da praça Jerônimo Monteiro, ambos em celebração aos 110 anos de seu pai.
“Esta praça é como se fosse o quintal de minha casa. Eu cresci aqui, estudei no Bernardino Monteiro; nós vimos Cachoeiro crescer. E meu pai fez parte disso. Ele amava essa cidade. Por isso, ver o busto dele voltando para seu local de pertencimento e recebendo o reconhecimento que merece, enche meu coração de gratidão”, afirmou na ocasião.
Marília Braga deixa um filho.