Produção industrial no Espírito Santo apresenta alta
Atividade de metalurgia foi a que apresentou o melhor desempenho no Estado. Foto: Agência Brasil/EBC
Em julho de 2021, a produção industrial capixaba, apresentou crescimento de 3,7% na comparação com junho de 2021. Já no acumulado do ano, a indústria cresceu 11%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse resultado, o Espírito Santo alcançou a segunda posição em todo país, ficando atrás apenas da Bahia, que apresentou crescimento de 6,7%. Já a média nacional apresentou retração de -1,3%.
Na comparação entre julho de 2021 e julho de 2020, o Espírito Santo apresentou aumento de 9,4% na produção industrial, alcançando a primeira posição entre os estados pesquisados. Três das cinco atividades industriais capixabas apresentaram resultados positivos. A atividade de metalurgia (76,3%) apresentou o melhor desempenho, seguido da fabricação de produtos minerais não metálicos (21,7%) e da fabricação de celulose, papel e produtos de papel (10,4%). No entanto, as atividades da indústria extrativa (-9,7%) e fabricação de produtos alimentícios (-7,2%) contribuíram negativamente na variação.
Segundo a pesquisa, os resultados positivos elevados, foram influenciados em grande medida, pela baixa base de comparação, já que o setor industrial foi pressionado pelo aprofundamento das paralisações ocorridas devido ao isolamento social por conta da pandemia da COVID-19 naquele período.