Espírito Santo possui apenas municípios em risco baixo em novo Mapa de Risco
Todos os 78 municípios capixabas estão em Risco Baixo. Mapa tem vigência desta segunda-feira até o próximo domingo. Foto: Divulgação/Governo ES
Segundo o 72º Mapa de Risco Covid-19, anunciado pelo Governo do Estado na última sexta-feira (10), que tem vigência desta segunda-feira (13) até o próximo domingo (19), todos os 78 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo. É a primeira vez que isso ocorre desde que foi instituída a estratégia de mapeamento de risco no Espírito Santo, em abril do ano passado.
“Esse mapa todo verde é uma grande conquista e significa também vidas salvas. Uma vitória da nossa estratégia de testar e vacinar a população, que também fez a sua parte e colaborou. Também foi muito importante a nossa parceria com os municípios”, comentou o governador Renato Casagrande, durante a divulgação do novo Mapa de Risco.
A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.