Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro retoma trabalho
O novo espaço é um galpão de 473 metros quadrados, que fica na Rodovia do Valão. Foto: Divulgação/PMCI
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim) retoma seu trabalho nesta terça-feira (14), em um novo local. A sede provisória fica localizada na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque.
Atualmente, a Ascomirim conta com 12 associados, número que deverá ser ampliado de forma gradual. O novo espaço da associação é um galpão de 473 metros quadrados, de propriedade do Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci), que foi cedido à Prefeitura de Cachoeiro.
O prédio tem sala de reuniões, recepção, cozinha e sala de refeições, além de quatro baias para separação dos recicláveis. Na parte de equipamentos, os catadores contarão com duas balanças, duas prensas e um elevador de carga.
Com a retomada do trabalho, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis serão recolocados gradativamente na cidade. Também haverá recolhimento de materiais em escolas.
Incêndio
A sede da Ascomirim, localizada no bairro Coronel Borges, foi danificada por um incêndio ocorrido em março de 2019.
“A Ascomirim tem um papel fundamental na coleta seletiva de Cachoeiro, e estamos muito felizes por ver esse trabalho sendo retomado. A atividade de coleta de materiais recicláveis é a principal fonte de renda para as famílias associadas, o que torna esse trabalho ainda mais relevante do ponto de vista socioambiental”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.