Escola América chega a Cachoeiro de Itapemirim
Escola já tradicional em Vitória, está com turmas abertas do primeiro ao quinto ano, que correspondem ao Ensino Fundamental I
O período de matrícula em escolas particulares já vai começar, mas decidir qual a melhor instituição para seu filho, pode ser uma tarefa difícil e cheia de dúvidas. Isso porque a escolha da escola tem implicações não apenas no aprendizado, mas também nas relações sociais. Principalmente, durante o ensino fundamental, pois a criança vai fazer amizades, desenvolver habilidades para conviver com desafios e diferenças e aprender muito mais do que o previsto na base curricular.
A decisão não é simples para os pais, tendo em vista a quantidade de aspectos que precisam ser considerados. Sendo assim, a partir do ano que vem, uma nova opção de escolha chega a Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A Escola América, já tradicional em Vitória, está com turmas abertas do primeiro ao quinto ano, que correspondem ao Ensino Fundamental I.
Do grupo Sociedade América de Educação, o mesmo do centro universitário Unifacig, Faculdade América, colégios América de Manhuaçu (MG) e Vitória (ES), a instituição possui estratégias especiais para cada necessidade de aprendizado, além de oferecer um currículo diferenciado e moderno, aplicado de forma participativa, ativa, onde o estudante é protagonista no processo.
Nesta etapa, quando os alunos chegam com 6 anos, será consolidada a alfabetização, iniciarão as avaliações formais, terão contato com diversos temas e áreas do conhecimento, além de se prepararem para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio.
Para ajudar na escolha, o especialista em tecnologias educacionais, conselheiro municipal de Educação de Vitória e diretor da Escola América, Juliano Campana, elaborou um quiz para facilitar a escolha para os pais. “No mundo de hoje, onde as oportunidades de interação social estão cada vez mais limitadas, o desenvolvimento pleno das habilidades sociais e emocionais da criança dependerá, em grande parte, da escola, e por isso, ela precisa reunir todas as qualidades que os pais acreditam serem necessárias”.
Algumas dicas do que deve ser analisado no processo de escolha são o projeto político-pedagógico da escola, a qualidade do ensino, a parceria com a família, a localização, a segurança, o acolhimento e outros.
“O ideal é que a escola esteja alinhada às demandas do mundo, que abordem temas como sustentabilidade, inclusão, respeito à diversidade, cidadania, convivência pacífica”, aconselhou Campana.
As 40 perguntas do quiz apresentam opções de respostas para ajudar no que é relevante considerar em uma instituição de ensino, como a média para passar de ano, os assuntos abordados na metodologia e muito mais.
O quiz começa com a pergunta: “O nível de exigência da escola está dentro do esperado pela família?” Aspectos sobre a infraestrutura e os funcionários da escola também são pontos incluídos no quiz, pois também influenciam na trajetória e experiência escolar. Ao fim do questionário, o pai ou mãe encontra quatro opções de resultado para nortear a escolha mais adequada.
Confira o quiz no site: https://escolaamerica.com.br/quiz/