PF realiza operação para apurar lavagem de dinheiro e corrupção de agentes políticos do Governo Federal
Grupo é investigado por desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos, para empresas de fachada. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, realizou a Operação Acurácia, 14ª fase da Operação Descarte. Cerca de 50 policiais federais e servidores da Receita cumpriram oito mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo e na cidade de Passos/MG, com o objetivo de apurar um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção de agentes políticos.
A PF verificou que o grupo investigado simulou várias operações comerciais e financeiras inexistentes, com a finalidade de desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos, para empresas de fachada. O intuito dessas operações fictícias era gerar dinheiro em espécie, utilizado como propina a agentes políticos, como pagamento em troca de favorecimento na contratação das empresas por estatais.
A participação dos executivos, funcionários e sócios das empresas está sendo investigada. Os envolvidos poderão responder, na medida de sua participação nos fatos, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação de instituição financeira sem autorização.