Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
SAINDO DA CRISE FINANCEIRA: DICAS PARA DRIBLAR AS DIFICULDADES
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
Todos nós sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas aos poucos está indo embora! Estamos em um momento em que todos os preços estão ficando mais caro e, desemprego em massa e dificuldades nas finanças têm tirado o fôlego de muitos empresários. Em meio ao aperto da crise, as empresas buscam alternativas para manter as contas em dia.
Pensando em como ajudar os empresários, preparamos algumas dicas para sair do vermelho. Uma saída para quem precisa de uma força extra é olhar com atenção para a estruturação das finanças e analisar com carinho conta a conta.
Reserva de emergência
Procure aplicar em investimentos de curto prazo, que podem ser resgatados rapidamente sempre que necessário. Com toda essa situação, fica clara a sua importância. Este tipo de recurso deve ser usado antes de alternativas de crédito.
“No aperto é que percebemos o quanto é necessário estarmos preparados para problemas inesperados. Sem ter a que recorrer, muitos acabam pegando empréstimos com juros altos ou buscando outras opções que provavelmente só piorarão a situação”.
Quando recorrer ao crédito bancário?
Os bancos oferecem créditos com juros menores quando se tem uma garantia, mas tome muito cuidado, pois essa garantia vai ficar presa até que a empresa quite o empréstimo. Por isso, deve-se analisar antes e fazer um fluxo de caixa para que possa honrar com as parcelas e não se endividar mais.
Quando usar o cheque especial?
É muito comum as pessoas enfrentarem a falta de dinheiro em momentos pontuais, especialmente, no fim de mês. Nessa hora, muitos costumam recorrer ao cheque especial, um tipo de empréstimo pré-aprovado, oferecido pelas instituições financeiras, que já fica disponível na conta bancária da empresa.
Na emergência, pode parecer uma boa solução para se livrar do aperto, mas é preciso lembrar que o valor da dívida é calculado diariamente, portanto, quanto mais tempo demorar para devolver o dinheiro, mais taxas serão cobradas. Por isso, deve-se recorrer a essa alternativa somente quando for possível quitar o saldo devedor em um ou dois dias.
Separe as contas pessoais do caixa da empresa
Tenha uma conta pessoa física para os gastos pessoais e outra para controlar as entradas e saídas da empresa. Hoje em dia, existem diversas instituições que facilitam a abertura de contas jurídica e física, que isentam algumas tarifas e oferecem condições especiais para as necessidades comuns de quem precisa de uma conta PJ e PF.
Não descuide da economia doméstica
A economia doméstica é um conjunto de práticas que ajuda no orçamento doméstico e faz o dinheiro durar até o fim do mês. É feita por meio de controles de gastos, checar todas as contas e fazer um pente fino do que realmente é necessário, o que pode cortar e o que pode ser substituído. Em momentos de aperto, é importante analisar com frequência se a execução está saindo conforme o planejado, para que o orçamento não estoure ainda mais.