Não permita que seus colaboradores atrapalhem os resultados da empresa
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
Contornar situações delicadas entre funcionários dentro de uma empresa, incentivá-los, identificar o valor de cada um deles, respeitá-los e, acima de tudo, valorizá-los, são ações que somente um grande chefe e líder pode ter. Todavia, sabemos que não é fácil.
Muitos empreendedores, demasiadamente ocupados com os afazeres da sua empresa, não conseguem destinar uma parte do tempo para analisar e avaliar seus colaboradores. Com isso, os problemas que surgem com a equipe não são resolvidos da forma correta, e acabam minando as estratégias e os resultados.
Para evitar que problemas desta natureza atrapalhem o bom andamento dos negócios, vamos te apresentar algumas medidas que todo empreender deve aplicar no dia a dia de sua empresa:
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Converse com sua equipe e ouça o que cada um tem a dizer
Um empreendedor deve conquistar um bom relacionamento com sua equipe. Aquele “chefe” com cara fechada, não tem o respeito de seus funcionários. Escute o que cada colaborador tem a dizer. Quando houver necessidade, ouça os dois lados e seja justo para que problemas futuros não aconteçam.
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Deixe claro o que você quer dizer em todos os momentos
Tenha uma comunicação direta e assertiva. Quando um funcionário precisar ouvir que ele não está se saindo bem em determinada tarefa, diga em quais os pontos ele pode melhorar. Não deixe de falar as qualidades do trabalho executado.
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Não humilhe ou ameace seu colaborador
Isso causará um efeito totalmente reverso ao que você deseja e ele poderá usar isso contra você, com total razão. Diga que você precisa que ele faça a tarefa de uma outra forma e se mostre disponível para tirar todas as suas dúvidas.
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Imponha limites
Você não precisa e nem deve ser condescendente com funcionários que não respeitam as regras da empresa. As regras existem para serem cumpridas. Se alguém não agir de acordo com o que for pedido, avise-o e diga que isso não poderá se repetir. Se ele fizer mais uma vez, repense a posição dele na empresa e se ele merece continuar nela.
O diálogo é o único meio que irá levar à solução. É através dele que conquistará uma equipe comprometida, terá compreensão de cada problema vivenciado e encontrará as formas mais adequadas para resolver.
Atente-se em diferenciar o que está além da sua capacidade e o que é passível de sua ajuda. Tenha consciência de que algumas soluções não estão ao seu alcance. Nesse caso, vale a pena buscar o suporte de um profissional especializado.