Clínica de Anestesiologia “SATS” completa 50 anos de história
O tradicional grupo de médicos anestesiologistas do sul do Estado comemora meio século de serviços prestados com excelência à população
A Clínica SATS completa 50 anos de história. Com uma média de 2000 procedimentos/mês, é o maior e mais tradicional grupo de médicos anestesiologistas do sul do Estado, fazendo parte da história da medicina da região. Atendendo a todos os convênios e particulares, os profissionais da SATS realizam anestesias nos hospitais UNIMED, INFANTIL e SANTA CASA, além do atendimento ambulatorial.
A atuação do anestesiologista inicia-se no consultório, na avaliação pré-anestésica, em que é colhido todo o histórico de saúde do paciente, realizado o exame físico e solicitados exames e avaliações de outros especialistas, quando necessário. Além disso são feitos todos os esclarecimentos sobre o ato anestésico-cirúrgico.
No momento da cirurgia, o papel do anestesiologista não se restringe à aplicação da técnica anestésica indicada, que garante a ausência de dor e o bem-estar do paciente. É seu trabalho garantir a segurança, mantendo vigilância contínua dos sinais vitais e intervindo quando necessário. Ele está presente durante toda a cirurgia e durante o pós-operatório imediato, em que o paciente é vigiado de perto na sala de recuperação pós-anestésica, antes de ser liberado do centro cirúrgico.
Contando atualmente com 13 integrantes, o SATS possui geracões de médicos anestesiologistas em sua equipe. Permanecer por tanto tempo e possuir tamanha representatividade no mercado é desafiador.
“É preciso muito propósito, profissionalismo e amizade para manter juntas 13 cabeças pensantes e inteligentes, com diferenças de gerações e características individuais. Somos maiores juntos”, contou Dr. Fausto Beber, anestesiologista da clínica. Saudosista, lembra, “quando cheguei no grupo eu era o 13° integrante, hoje já sou o 5°”.
Um dos mais jovens, Dr. Manoel Freitas, disse ser inimaginável pensar na anestesia realizada há 50 anos, quando iniciou-se a história do grupo, quando os recursos eram muito mais limitados. “Graças à evolução da especialidade, da renovação e das sementes de inovação plantadas pelos fundadores há meio século, hoje realizamos anestesias de ponta, compatíveis com referências mundiais”, ressaltou.
A secretária Mariza Ferreira, há 25 anos no SATS, orienta: “Assim que indicado o procedimento, o cirurgião fará o encaminhamento para a avaliação pré-anestésica. O paciente precisa entrar em contato conosco e assim, agendaremos a consulta com um de nossos anestesiologistas”.
O SATS fica localizado em Cachoeiro de Itapemirim, no Edifício Pasteur, sala 403.