Governador do Estado participa de Conferência Ambiental na Escócia
Renato Casagrande está em Glasgow, para evento da COP-26. Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, está em Glasgow, na Escócia, participando da 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26).
A Conferência é o principal órgão decisório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (1992), tratado ambiental internacional voltado à estabilização da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Casagrande tem uma missão muito especial no evento. Ele foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Brasil Verde, que já conta com 22 governadores e será oficializado no mês de novembro. Em solo escocês, Casagrande terá a missão de apresentar o modelo inédito de criação do Consórcio Brasil Verde. É a primeira vez que os entes subnacionais criam um consórcio nacional na área ambiental.
“A COP-26 é uma boa oportunidade para levarmos as ações que estamos fazendo aqui no Espírito Santo dentro do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, mas especialmente, vou levar, enquanto presidente do Consórcio Brasil Verde, que é a coalizão dos Governadores pelo Clima, o nosso modelo de governança. Pela primeira vez, o Brasil tem uma organização dos entes subnacionais tratando de um tema importante e que vai permitir que possamos trabalhar para dentro dos nossos estados, com ações que têm objetivo de reduzir as emissões, como obras de adaptações às mudanças climáticas e ações mais contundentes na área de prevenção”, destacou Casagrande.
O governador ainda acredita que o Consórcio Brasil Verde possa ser um grande articulador para que os Estados alcancem as metas assumidas pelo País. “É papel dos Estados colaborarem no alcance das metas para a gente poder trabalhar para dar sustentabilidade ao planeta. Vamos fazer muitos contatos e trocar experiências que irão ajudar nas nossas ações daqui para frente”, afirmou.