Hospital de Cachoeiro realizou captação de órgãos nesta quarta-feira
“Meu pai encerra a carreira na terra de forma fenomenal”, disse filho de doador. Órgãos ajudarão cinco pessoas que esperam na fila de transplante
Depois de ficar cinco dias internado na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Marone Lopes Bicalho, de 41 anos, não resistiu e teve morte cerebral na última terça-feira (2). A família, demonstrando um gesto de profunda solidariedade e amor ao próximo, decidiu autorizar a doação de órgãos.
A cirurgia de captação foi feita na Santa Casa na tarde de hoje (3). Serão reaproveitados os rins, as córneas e o fígado.
Os órgãos doados por Marone vão ajudar a dar esperança de uma vida melhor para outras cinco pessoas que esperam na fila de transplante.
Matheus Cardoso Bicalho, filho do doador, disse que a perda do pai é um momento de muita dor para a família e os amigos. Ele contou que Marone já era doador de sangue, pois gostava de ajudar o próximo.
“E foi isso que ele fez agora. Mesmo partindo, meu pai vai ajudar cinco vidas, cinco famílias, que vão ter a esperança renovada. Temos certeza que era isso que ele queria. Meu pai encerra a carreira dele na terra de forma fenomenal e espetacular”, disse.
A equipe que fez a captação é de Vitória e chegou ao hospital nesta quarta-feira. Após a cirurgia, os órgãos foram transportados de helicóptero.
O momento em que a equipe deixou o hospital foi filmado. Familiares, amigos e funcionários do hospital fizeram um corredor e homenagearam Marone no instante em que os órgãos deixaram o centro cirúrgico da Santa Casa.
O fígado será encaminhado para um paciente do Rio de Janeiro. As córneas serão doadas para pacientes do Espírito Santo e o destino dos rins ainda não havia sido definido.
“Sabemos que é um momento muito difícil para a família e tomar essa decisão é um gesto muito nobre. A Santa Casa agradece aos parentes por permitir que outras pessoas tenham esperança de uma vida melhor”, contou a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Colodette.