Cachoeiro de Itapemirim é representado no maior evento internacional de cidades inteligentes
Delegação coordenada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) conta com prefeitos e prefeitas de vários municípios brasileiros
A Smart City Expo World Congress (SCEWC) é considerada o principal evento internacional a respeito do desenvolvimento de cidades inteligentes. Na edição 2021, realizada em Barcelona, na Espanha, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) fez o convite ao prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, para integrar a delegação brasileira participante no congresso.
Desde 2013, a FNP coordena a participação dos municípios brasileiros na SCEWC, com o objetivo de trazer novas ideias sobre governança digital a serem aplicadas nos municípios brasileiros. Pela primeira vez, Cachoeiro de Itapemirim recebe a oportunidade de enviar uma comitiva.
Dentre os principais tópicos debatidos durante o congresso, estão energia, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, tecnologia e inovação, governança, inclusão e economia. O evento recebeu líderes e especialistas de cidades do mundo todo, interessados em manter um desenvolvimento sustentável, inovador e conectado com as necessidades das pessoas.
Para o prefeito Victor Coelho, que ocupa a vice-presidência de Governo Digital da FNP, Cachoeiro tem um grande potencial para se tornar referência no desenvolvimento da governança digital em âmbito municipal no Espírito Santo, por isso, a importância da presença de Cachoeiro na SCEWC 2021.
“A população de Cachoeiro já conta hoje com diversas ferramentas digitais que facilitam o acesso a informações e a serviços públicos. São aplicativos e sistemas que facilitam a vida dos cidadãos de Cachoeiro, como o TodosJuntos e a Carta de Serviços, por exemplo”, citou Victor Coelho.
Além dos aplicativos, Cachoeiro conta hoje com uma central de videomonitoramento, que será conectada a diversos outros sistemas digitais. Em breve, o município vai ter à disposição, um parque de iluminação pública gerenciável de forma inteligente e uma central de sinalização semafórica automatizada. Como parte do processo para implantação desses projetos, já no início de dezembro, está prevista uma audiência pública para apresentar à população cachoeirense a legislação que vai regulamentar a atuação do 5G no município.
“Estamos trabalhando numa legislação para implantação de antenas 5G. Nossa audiência pública para apresentação da minuta de lei está prevista para dia 02 de dezembro, durante a ExpoSul Raízes. No Espírito Santo, nenhum município ainda tem essa legislação. No Brasil, são apenas 20 municípios. Cachoeiro, mais uma vez, está saindo na frente com mais esse passo em direção à inovação e tecnologia em benefício do cidadão”, completou o prefeito de Cachoeiro.
Durante a programação da Câmara de Comércio Brasil x Catalunha, Cachoeiro foi apresentada como uma das “SMART CITIES NO BRASIL” para investidores catalães. O prefeito de Cachoeiro teve oportunidade de destacar o que o município tem atratividades e potencial econômico, além de poder debater sobre os desafios e oportunidades na construção desses novos modelos de governança.
“Já conferimos diversos projetos que podemos levar para Cachoeiro. Um exemplo é uma plataforma que gera diagnósticos, ajudando os gestores públicos a analisar a performance das áreas urbanas e permite que os cidadãos possam acompanhar esse desenvolvimento. Outro é um sistema que se integra ao georreferenciamento e mapeia toda a cidade, desde a complexa rede de drenagem até a quantidade de árvores plantadas. Tudo disponível em tempo real para a população”, disse Victor.
No último dia de congresso, que aconteceu nessa sexta-feira (19), a comitiva de Cachoeiro teve a oportunidade de conferir o funcionamento de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos, na região da Catalunha. O material é utilizado na geração de energia e também na produção de aditivos orgânicos para a agricultura.