Iniciado trabalho de concretagem da ciclovia da Terceira Ponte
Novas intervenções são no trecho Vila Velha x Vitória. As obras no sentido contrário foram iniciadas em novembro. Foto: Hélio Filho/Secom
Com quatro frentes de trabalho simultâneas, teve início nesta quinta-feira (09), a concretagem da ciclovia nas obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida, no trecho Vila Velha x Vitória. As intervenções no sentido contrário haviam sido iniciadas em novembro.
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar o início dessa nova fase das obras. “A concretagem é um sucesso e a obra está se desenvolvendo bem. Conseguimos com o 38º Batalhão de Infantaria do Exército um local para montar o canteiro de obras e a Prefeitura de Vila Velha nos autorizou a fechar uma rua para acelerar o trabalho. A previsão de término é em maio de 2023”, explicou.
Casagrande prosseguiu: “O concreto que está sendo colocado está ficando muito bom. Essa obra será uma referência na engenharia e também um marco para o turismo do Espírito Santo, ajudando ainda a preservar muitas vidas.”
O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelo serviço contratado no valor de R$ 127 milhões.
Essa é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade. O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Ampliação da capacidade
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.