PRF inaugura primeiro centro de formação de cães policiais
O canil foi construído para ser o centro nacional de formação e certificação de cães policiais. Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou seu primeiro centro de formação de cães policiais. Localizado na Sede Nacional da instituição, em Brasília, a construção do espaço contou com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
Canil Central
A obra do Canil Central da PRF teve início em 2019 com o objetivo de difundir a atividade de cinotécnica no âmbito nacional. O local contém um espaço de 17 mil metros quadrados para abrigar 30 baias, ambulatório para tratamento veterinário e estrutura de ensino para a certificação de cães policiais. No espaço também serão certificados os guias, de dentro e de fora da instituição, para atuarem na área junto com os animais.
Após a formação, os cães da PRF serão distribuídos para as 15 bases estaduais do Grupo de Operações com Cães (GOC). “Agora contamos com uma maternidade para nossos cães filhotes, grandes pátios de treinamento e alojamentos para os policiais que acompanham os cães nos exercícios”, afirmou o Diretor-Geral da PRF, inspetor Silvinei Vasques.
Recorde de apreensões
Desde 2019, já foram apreendidos pela PRF e outras forças policiais nas atividades com cães farejadores, aproximadamente 1.700 toneladas de drogas. Mais de 110 mil criminosos também foram autuados pelas polícias por crimes vinculados ao tráfico de drogas.