Amigos doam sangue um ano após sofrerem acidente
Grupo ajudou a reforçar o estoque de sangue da Santa Casa de Cachoeiro, que está com nível baixo de doações
Os amigos Naor Simão Santos e Anderson Luiz da Silva estiveram na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro nessa segunda-feira (20) para reforçar o estoque de sangue do hospital.
A data escolhida foi exatamente a que completa um ano do acidente que sofreram. Os dois estavam em uma moto quando perderam o controle e bateram em um caminhão.
Anderson ficou em estado grave e precisou receber transfusão sanguínea. Desde então, Naor que viu o amigo precisar de várias bolsas de sangue, passou a ser um doador.
“Um dia a gente precisou e outras pessoas também podem precisar. É um gesto que ajuda a salvar vidas”, disse Naor.
A irmã de Anderson e outros amigos também abraçaram a ideia e compareceram para fazer a doação.
Estoque
Datas comemorativas, como feriados de fim de ano, são mais propícias a acidentes devido ao aumento de veículos nas estradas, o que aumenta também a demanda de pessoas que precisam de transfusão. No entanto, são nesses momentos que o número de doações diminui, como explicou a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Cíntia Pimenta.
“Precisamos aumentar nossos estoques para que a gente consiga atender toda a população que possa vir a precisar de transfusão durante os feriados de fim de ano”.
Inclusive, o estoque de todos os tipos sanguíneos no Hospital Santa Casa de Cachoeiro está em alerta.
Funcionamento
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Mais informações (28) 2101-2123