Sistema Transcol contará com ônibus elétrico a partir de 2022
Veículos serão equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema que mostra a lotação em tempo real dos coletivos
Dando continuidade ao processo de renovação da frota do Sistema Transcol, o Governo do Estado incluiu na aquisição prevista para o próximo ano quatro veículos elétricos, totalizando 180 novos carros a serem incorporados à frota. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta quarta-feira (22), em evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.
“Estamos no processo de renovação da frota. Passaremos de 600 ônibus novos circulando nesse período de quatro anos. Isso é importante, pois é mais qualidade para o usuário. Incorporamos o sistema de Vitória ao Transcol. Agora vamos dar um passo para testar quatro ônibus elétricos, que farão o trajeto do terminal de Laranjeiras até o de Campo Grande. Vamos testar o desenvolvimento desses veículos elétricos e, dando certo, vamos estabelecer um cronograma de aquisição, pois é importante para o nosso programa de carbono zero, migrar de veículos a combustão para os elétricos”, explicou o governador.
Todos serão equipados com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entretenimento a bordo, além do sistema InBus, que mostra a lotação em tempo real dos coletivos. Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas, a aquisição de 600 veículos 0km com ar-condicionado, para a frota do Sistema Transcol. Deste total, 430 já estão circulando no sistema.
De acordo com o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o objetivo é testar a tecnologia para incorporação na frota do sistema. “Os investimentos em renovação de frota precisam ser contínuos para garantir a qualidade do serviço que é prestado à população. A aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema e isso ajudará a definir os modelos que serão usados no Sistema Transcol para os próximos anos, levando-se em conta aspectos econômicos, ambientais e de conforto ao usuário”, explicou o secretário.
A previsão é de que parte dos novos veículos já entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022.