Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Projeto obriga banco a oferecer cadeira de rodas
Torino quer que instituições financeiras disponibilizem equipamentos para auxiliar quem tem dificuldade de se locomover dentro das agências
Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 723/2021, que obriga os bancos e cooperativas de crédito a disponibilizarem cadeiras de rodas destinadas a idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.
A proposta do deputado Torino Marques, com alcance em todo o Espírito Santo, foi despachada para análise prévia nas comissões de Justiça, Cidadania, Defesa do Consumidor, Saúde e Finanças.
Conforme a iniciativa, o estabelecimento deverá informar, de forma clara e em local de fácil visualização, que oferece o equipamento em caso de necessidade.
O deputado justifica a importância da matéria ao citar que, apesar de a acessibilidade e a mobilidade serem um direito garantido por lei, praticamente não se vê em instituições de crédito cadeira de rodas para quem necessita.
Benevolência
Torino afirma que são diversos os casos em que idosos e deficientes precisam de apoio de familiares ou de estranhos para poder entrar nas agências bancárias e acessar os caixas ou atendimentos diversos.
“Elaboramos esse projeto com o objetivo de garantir acessibilidade e mobilidade, dando ao consumidor a segurança durante a prestação do serviço”, finaliza o parlamentar.