Por que minha empresa deve ter um consultor jurídico?
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
Você já parou para imaginar que a forma como lida com as situações da sua empresa podem variar e gerar resultados diferentes, dependendo da postura ou decisão que você toma? E, geralmente, essa ação quando planejada de forma estratégica é feita previamente, ou seja, antes do problema existir.
Pois é. Quando temos uma equipe para agir proativamente, mapeando os riscos do nosso negócio, as chances de evitar problemas são maiores e, dessa forma, o nosso trabalho fica mais organizado e evitamos desgastes desnecessários.
É assim também quando você tem um profissional da área jurídica para assessorar o seu negócio durante todo o ano. Esse técnico vai muito além do que resolver as ações trabalhistas que podem surgir no meio do caminho, ele vai fazer com que essas práticas não existam! Ou seja, evitá-las! Isso é agir de forma preventiva.
Se você tem um especialista que te guia, orienta e organiza o seu setor jurídico, os riscos de um colaborador ajuizar uma ação são bem menores. Isso porque você vai conseguir planejar e organizar o trabalho de toda a equipe dentro da legalidade que, muitas vezes, os empresários não conhecem a fundo como os profissionais do direito.
Você já pensou em ter uma assessoria jurídica guiando, planejando e organizando o trabalho da sua empresa? Esse tipo de consultoria tem crescido bastante e, ao contrário do que muitos pensam, não é um gasto a mais e sim um investimento. Isso porque contribui com a redução de custos com processos judiciais, devido a irregularidades jurídicas.
Além disso, o recebimento de multas por alguma falha na empresa também pode ser evitado, quando se tem auxílio adequado de um consultor jurídico. Como sempre, organização e planejamento são diferenciais que podem fazer o seu negócio decolar ainda mais.