Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
16ª Caminhada Litorânea em Marataízes será realizada no próximo sábado
Caminhada contará com 15 km de percurso, passando pelas praias das Falésias. Foto: Divulgação/Caminhada Litorânea
A ONG Caminhadas e Trilhas realizará no próximo sábado (29), a 16ª Caminhada Litorânea em Marataízes. Com um percurso aproximado de 15 km, passando pelas praias das Falésias, os participantes terão duas opções de transporte – No Camping do Siri e em Lagoa Dantas, para os que optarem por fazer apenas parte da caminhada.
O ponto de encontro será, às 06h, no Restaurante Capitão Gancho (antigo Samburá), na Praia da Colônia. Às 07h haverá o deslocamento de ônibus para a Praia do Micinho.
A chegada está prevista para às 11h30 no Restaurante Sala do Mar (antigo Geredys), na Praia da Colônia, onde ocorrerá uma confraternização, com direito a apresentação musical da Banda Mundo e Cia.
Podem participar pessoas de todas as idades. Entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscara.
O valor da inscrição é R$ 50,00. Ela pode ser realizada presencialmente ou de forma on-line. Pela internet as inscrições podem ser feitas pelo site https://litoranea.caminhadasetrilhas.com.br/, onde é possível baixar a ficha de inscrição. Em seguida, é preciso preencher com seus dados, assinar e enviar com o recibo de pagamento para o e-mail joaoluiz@caminhadasetrilhas.com.br.
Já pessoalmente, existem dois postos para inscrições: em Marataízes e em Cachoeiro de Itapemirim.
Marataízes
Valéria Aguiar Artesanato (antiga Casa do Artesão)
Av. Domingos Martins, 1352 – Centro (logo na chegada a Marataízes)
(28) 3532-3380
Cachoeiro de Itapemirim
Villa Mix
Praça Jerônimo Monteiro, 63 – Centro (loja 2 – Villa Shopping)
(28) 3522-4206
Como tudo começou
Segundo João Luiz Madureira, um dos organizadores do evento, a Caminhada Litorânea surgiu em um momento em que Marataízes estava triste com a erosão da Praia Central. Entretanto, anos depois, a iniciativa mostra que tem dado muito certo e, como consequência, outros projetos de preservação estão surgindo.
“Nossa intenção era mostrar que tínhamos praias lindas com história, paisagens, cultura e diversidade. Muitos só conheciam até a Lagoa do Siri. Hoje, depois de 16 anos, a ONG Caminhadas e Trilhas tem orgulho de deixar um legado muito legal. Da Caminhada Litorânea surgiu a Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, a preservação e cultura de cuidado com a restinga, a preservação dos ninhos das corujas buraqueiras, o alerta para o cuidado com as tartarugas marinhas, o alerta para a pesca descontrolada do peroá, e realmente, a divulgação das praias do percurso da Caminhada. Além disso, toda edição tem um objetivo/alerta e, este ano, é ‘Plante Árvores nas Cidades’. Breve Marataízes terá uma grande novidade em arborização, e a ONG está neste processo! Enfim, valeu a pena caminhar e dia 29 valerá muito mais”, contou João Luiz.