Testes gratuitos de Covid oferecidos pela Unimed precisam ser agendados
Desde o início desta semana, a população de Cachoeiro de Itapemirim que quiser realizar o teste rápido de antígeno para detecção da Covid-19, oferecido gratuitamente pela Unimed Sul Capixaba, em parceria com o governo do Estado, tem de fazer o agendamento on-line.
Os interessados devem acessar a página www.agendamento.saude.es.gov.br e preencher os dados exigidos no cadastro, como informações pessoais e número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). O local a ser escolhido é Unimed Sul Capixaba (Cachoeiro de Itapemirim).
A testagem coletiva é feita de segunda a sexta-feira, no período da tarde, anexo à farmácia Rede Farmes (Usimed), em frente a unidade da Unimed. O exame pode ser realizado por pessoas com ou sem sintomas gripais. Quem não tiver o cartão do SUS deve verificar a informação na plataforma do Governo Conecte SUS.
No local, são disponibilizados testes rápidos de antígeno realizados via nasal. O procedimento detecta o vírus em sua fase ativa e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.
O gerente de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, explicou que o agendamento on-line é uma medida para dar maior conforto para a população e reduzir os riscos de transmissão do vírus. “É ainda uma forma de organizar o atendimento e diminuir o tempo de espera, já que muitas pessoas estão debilitadas no momento do teste. Para ajudar no agendamento, vamos inserir o link da página do Governo no site da Unimed Sul”, ressaltou.
Orientações
Em caso de resultado positivo, o paciente recebe orientações da equipe de profissionais de saúde da Unimed sobre o monitoramento dos sintomas, a necessidade do uso de máscara e a importância de se manter em isolamento.
Vale destacar que a Portaria Nº 013-R, de 20/01/22, do Governo do Espírito Santo, definiu que as pessoas que realizarem teste para Covid-19 e que estão com resultado positivo devem se afastar das atividades sociais, laborais, ocupacionais ou educacionais, para evitar a disseminação do contágio.
Após realizar o teste rápido, o diagnóstico será informado no sistema eletrônico do Ministério da Saúde (eSUS). O paciente receberá e-mail ou SMS informado no ato da coleta o resultado do teste a partir do eSUS. O resultado, conforme descrito na portaria, tem plena validade para justificar atestado médico ocupacional.