A elegância retorna ao Palácio Anchieta, Dona Hilda Cabas está de volta
Dona Hilda Cabas, 93 anos, trabalha no cerimonial do Palácio Anchieta desde 1983.
Acostumada à rotina de organizar grandes eventos, solenidades, almoços e jantares, Dona Hilda Cabas, 93 anos, chefe do cerimonial do Palácio Anchieta desde 1983, no governo de Gerson Camata, precisou se afastar das funções palacianas por 425 dias, em decorrência de um tratamento de saúde, incluindo o novo coronavírus.
Entretanto, nesta semana o Governador do Estado que tem sido aguerrido em tantas lutas e dificuldades que nosso Estado atravessa, conseguiu por um instante sorrir largamente. Casagrande se emocionou com o retorno de Dona Hilda a sede do Poder Executivo Estadual.
O afastamento das atividades presenciais pelos servidores estaduais do grupo de risco da doença foi uma das medidas de enfrentamento à pandemia. Contudo, a espera terminou nesta semana, com o retorno de Dona Hilda após completar a imunização contra a doença.
Dona Hilda, figura marcante e emblemática de nosso Estado, esteve em uma breve solenidade no Palácio Anchieta no último dia 04 de fevereiro, quando ato simbólico de início da vacinação dos idosos com mais de 90 anos no Espírito Santo.·.
“Já estava afastada de minhas funções nesse ato simbólico, então não pude organizar, mas não poderia deixar de vir. Foi uma alegria imensa participar e uma surpresa ser a primeira pessoa vacinada. Fiquei emocionada!”, contou Dona Hilda Cabas, que fez a opção de retornar após concluir sua imunização depois de tomar a segunda dose da Coronavac há 15 dias. Mesmo com o retorno, Dona Hilda Cabas segue cumprindo todos os protocolos de biossegurança como a utilização de máscara, álcool em gel e evitando aglomerações.
Nesse tempo de afastamento do dia-a-dia do Palácio Anchieta, Dona Hilda viu as solenidades presenciais que lotavam o Salão São Tiago se transformarem em eventos e pronunciamentos virtuais, que hoje atraem milhares de pessoas nas redes sociais do governador. “Eu via os eventos virtuais e me sentia triste, porque sempre gostei mais das solenidades presenciais. Gosto desse movimento e de acompanhar a administração do Palácio. Senti falta de tudo. Eu estava em casa, mas era como se eu estivesse fora da minha casa. Me envolvo com tudo como nos eventos, nos almoços, então faço questão de participar de tudo” declarou a duquesa do cerimonialismo capixaba
Sobre os planos para o futuro, a chefe do Cerimonial espera que o retorno ao normal seja rápido, após superarmos a pandemia. “Não podemos fazer nada com muitas pessoas por conta do Coronavírus e espero que até o final do ano a gente retome a maneira de fazer eventos e encher o Salão São Tiago. O governador Casagrande é muito tranquilo de trabalhar e isso me fez falta. Mas, o que mais senti falta foi de realizar eventos com o Salão lotado”, revelou.
“Recebemos sempre pessoas importantes, mas o que mais me emociona são os eventos com pessoas humildes. Quero poder organizar novamente eventos como estes, com as pessoas que mais necessitam das ações do Governo e, por fim, poder organizar mais uma posse do governador Casagrande, pois já realizei duas e seria uma honra organizar a terceira”, completou Hilda Cabas.
“Parabéns pela vitalidade e energia, tendo se cuidado nesse tempo. Agora está retomando as funções de chefe de cerimonial do Governo. Obrigado, Dona Hilda!”, frisou o governador.