A Inflação nos Estados Unidos e suas consequências nos mercados de ação e renda fixa
As expectativas de um Federal Reserve mais agressivo estão levando alguns investidores a revisar o quanto os rendimentos dos títulos podem aumentar, um desenvolvimento potencialmente indesejado para os já atingidos mercados de ações e renda fixa.
O mercado recalibra as expectativas de quão agressivamente o Fed aumentará as taxas em seu esforço para domar inflação.
Alguns gestores de fundos agora acreditam que a tendência de alta continuará, com os rendimentos do Tesouro de dois anos chegando a 4%.
Não há como contornar isso”, disse Ed Al-Hussainy, estrategista sênior de taxas globais da Columbia Threadneedle.
Os rendimentos crescentes dos títulos aumentaram a pressão sobre as ações este ano, particularmente as ações de crescimento e tecnologia, uma vez que ameaçam corroer o valor dos lucros futuros das empresas e aumentar o custo de capital.
Al-Hussainy diz que espera que ações e títulos continuem caindo à medida que os custos mais altos pesam sobre consumidores e empresas e a economia eventualmente entre em recessão. Os títulos provavelmente se estabilizarão, enquanto as ações e outros ativos de risco poderão sofrer novas quedas, disse ele.
Há mais danos a serem causados”, disse ele.
Os preços ao consumidor subiram 0,1% no mês passado e subiram 8,3% nos últimos 12 meses, bem acima das expectativas de Wall Street e da meta anual de 2% do Fed, mostraram dados na terça-feira.
Reportagem de David Randall, edição de Ira Iosebashvili e Deepa Babington
Fonte: Reuters