Aeronáutica proíbe prática de voo livre no Morro do Moreno
A Prefeitura de Vila Velha atenderá a Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA 100-3), proibindo a prática de esporte aeorodesportivo no Monumento Natural do Morro do Moreno, por fazer parte das rotas de aviões que chegam e saem do Espírito Santo, pela nova pista do Aeroporto Eurico Salles de Aguiar.
A Instrução foi informada para a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha pelo Comando da Aeronáutica, após consulta realizada pelo município.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo a Prefeitura irá informar os visitantes e instalar placas no local com a proibição.
“Atenderemos a orientação da Aeronáutica e vamos instalar placas no local, para orientar sobre a proibição da atividade esportiva no local. Placas bilíngues para que todos sejam informados da melhor maneira. O objetivo é proteger as pessoas, para evitarmos acidentes como os que vimos recentemente”, disse.
A Secretaria de Meio Ambiente também entrou em contato com a Federação Capixaba de Voo Livre, que informou estar ciente de que é proibida a prática do esporte no local, por ser considerado invasão do espaço aéreo do aeroporto.
Monumento Natural Morro do Moreno
A Lei de criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Morro do Moreno – MONA Morro do Moreno (lei nº 6447, de 19 de maio de 2021), sancionada no ano passado, visa preservar e restaurar todo o ecossistema local, que possui inclusive área remanescente de Mata Atlântica.
O ordenamento do local será determinado após a conclusão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação que está em desenvolvimento.
“O plano de manejo da Unidade de Conservação é que determinará quais atividades poderão ser liberadas no local, bem como as diretrizes de cada uma delas”, explicou Ricardo Klippel Borgo.
Foto: Everton Thiago