Antiga creche vira Casa do Artesão em Mãe-Bá
O prédio da antiga creche foi cedido para a associação, que agora será a Casa do Artesão de Mãe-Bá (Foto divulgação)
A Prefeitura de Anchieta oficializou ontem (09), em Mãe-Bá, a entrega do termo de permissão de uso do espaço da antiga creche da comunidade para a associação de moradores local. O prédio será utilizado para desenvolver diversos projetos e será transformado na Casa do Artesão de Mãe-Bá.
Na ocasião o prefeito Fabrício Petri fez a entrega do documento aos membros da associação. Entre os projetos que serão desenvolvidos no novo espaço será o Taboa, que utiliza material retirado da lagoa local e é transformado em bolsas, caixas, entre outros objetos.
Ainda será executado na casa um projeto de cunho ambiental e sustentável, cujo foco é a confecção de sacolas e aventais a partir de materiais recicláveis, como saco de rações. Cerca de 45 mulheres do bairro participam das ações e projetos, que ajudam na geração de renda para as famílias e consolida o empoderamento das participantes.
De acordo com a coordenadora dos projetos, Carmelita Nascimento Furlan, o espaço representa o fortalecimento da associação e das iniciativas desenvolvidas. “O prefeito entendeu nossa proposta e prontamente atendeu nosso pedido, cedendo o local, que será de grande importância para esse grupo de mulheres e para o crescimento dos nossos projetos”, disse a coordenadora, que mencionou a dificuldade do grupo por não ter um espaço próprio. “Tudo era feito em nossas casas, com muita dificuldade”, lembrou.
Também ontem a Samarco Mineração doou para o projeto de artesanato da associação três máquinas de costura, uma de corte e duas caixas coletoras de recicláveis. O material, segundo Furlan, será essencial para aprimorar os produtos confeccionados e fortalecer as ações de sustentabilidade.