Argentina campeã: confirmado feriado nesta terça-feira, 20 de dezembro para as comemorações da Seleção
O Governo decidiu, e haverá festa no Obelisco
A Copa do Mundo do Qatar 2022 chegou ao fim e a seleção argentina somou sua terceira Copa do Mundo após uma final emocionante contra a França. A festa no Obelisco e em todos os cantos do país durou até tarde da noite e a expectativa pela chegada dos jogadores cresce entre a torcida argentina. A Scaloneta deve chegar ao aeroporto de Ezeiza na manhã desta terça-feira (20). Por isso, o governo nacional decretou feriado nacional nesta terça-feira, 20 de dezembro, para facilitar a comemoração com os campeões.
“Dado e considerando que a SELEÇÃO ARGENTINA retornará ao país na terça-feira, dia 20 de dezembro de 2022, e para que o povo argentino possa festejar em paz e juntos, compartilhando alegria com nossos jogadores e sua comissão técnica, é propício declará-lo um Feriado Nacional”, refere o “Decreto” que foi anunciado esta segunda-feira as 20h00 e que leva a assinatura do Presidente Alberto Fernández e de todos os ministros do seu Gabinete.
Entre os “considerandos” da norma, destaca-se que “a obtenção do título é um prêmio merecido para todos os integrantes da seleção argentina e sua comissão técnica pelo espírito de luta, esforço, união, perseverança, trabalho em equipe e comprometimento”.
O decreto esclarece que “estão isentos do feriado nacional os funcionários das instituições bancárias e entidades financeiras e da Administração Federal de Receitas Públicas (AFIP), que devem prestar serviços até as 12h00”.
Segundo adiantou o Ministério dos Transportes da Nação, na AMBA o transporte funcionaria com horário de feriado. Resta saber como será no resto do país.
O voo AR1915 que transporta a seleção argentina foi adiado após sua partida de Doha e deve chegar ao país entre 2 e 3 da manhã de terça-feira, em vez de depois das 19 horas de segunda-feira como inicialmente previsto.
Diante da multidão que se espera para receber o time comandado por Lionel Messi, a empresa responsável programou desvios no trânsito.
Ainda não se sabe se os jogadores visitarão a Casa Rosada assim que pisarem em solo argentino, embora também haja a possibilidade de que o presidente Alberto Fernández visite a equipe nas instalações da AFA (A Confederação de Futebol da Argentina). No entanto, nenhuma das duas versões foi oficialmente confirmada e o Governo garantiu que a última palavra será dos jogadores.
O que aconteceu em 1978 e 1986?
Tanto em 1978 quanto em 1986, as outras duas vezes em que a Seleção conquistou o título mundial, no dia seguinte à final não houve decretação de feriado nacional para comemorar a conquista. Porém, com o bicampeonato mundial conquistado, os jogadores foram até a Casa Rosada para levar a taça ao presidente Raúl Alfonsín.
Tendo Diego Maradona como figura incontornável da equipe, o elenco fez uma breve visita à Casa do Governo no dia seguinte à chegada do México, em 30 de junho. No Balcarce 50, Raúl Alfonsín os recebeu e os convidou para comemorar na sacada presidencial. Dessa tarde, são lembradas as míticas fotos de todos os jogadores e de seu técnico, Carlos Salvador Bilardo, que cumprimentava as pessoas que vieram à Plaza de Mayo para festejar a vitória.
Fonte: Página12