Aumenta o número de casos de quedas e idosos são as principais vítimas
Números de janeiro a outubro de 2021 são maiores do que os registrados durante todo o ano passado. Foto: Divulgação/Santa Casa
Na manhã desta terça-feira (9), uma idosa de 80 anos sofreu uma queda e precisou ser encaminhada ao hospital. Ela caiu da própria altura, bateu a cabeça e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
Acidentes como este são mais comuns do que se imagina. Segundo um levantamento feito pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, houve um aumento no número de casos de quedas de própria altura atendidas no hospital. Os idosos são as principais vítimas.
Segundo os dados, de janeiro a outubro de 2021, foram atendidos 1.593 casos de quedas de própria altura e quase a metade, 777, são idosos. O número é maior que o registrado em todo o ano passado, quando foram contabilizadas 1.192 ocorrências e 566 eram idosos.
De acordo com o coordenador do Setor de Ortopedia da Santa Casa, Dr. Lorran Coque Fonseca, a maioria das quedas está associada à osteoporose, que é quando a estrutura óssea está fraca e insuficiente.
“Como nossa sociedade, graças a Deus, está envelhecendo mais e melhor, é preciso ter um cuidado a mais, além da prevenção e do tratamento da osteoporose”, destacou.
O médico também afirma que é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes com os idosos dentro de casa. Ele reforça que é necessário ter um ambiente preparado, evitando escadas, tapete, animal de estimação que possa derrubar o idoso, além de ter um banheiro adaptado com piso antiderrapante e corrimão.