Biden x Trump: quem lidera as pesquisas?
Por Markinhos Libardi
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o adversário republicano, Donald Trump, estão empatados na corrida para vencer as eleições presidenciais de novembro, enquanto Trump luta contra processos criminais e Biden resiste às críticas sobre seu apoio à guerra de Israel contra militantes do Hamas, de acordo com uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.
Cerca de 40% dos eleitores registrados na votação de oito dias, encerrada na terça-feira, disseram que votariam em Biden, um democrata, se a eleição fosse realizada hoje, com a mesma parcela escolhendo o ex-presidente Trump. O empate pouco mudou em relação à vantagem de 1 ponto que Biden mantinha em uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada de 29 a 30 de abril.
A pesquisa teve uma margem de erro de aproximadamente 2 pontos percentuais para os eleitores registrados e muitos eleitores permanecem em dúvida faltando cerca de seis meses para as eleições de 5 de novembro.
Cerca de 20% dos eleitores registrados na sondagem disseram que não escolheram um candidato, estavam inclinados para opções de terceiros ou talvez nem votassem.
A pesquisa descobriu que 13% dos entrevistados escolheriam Robert Kennedy Jr., um ativista antivacinas que concorre como independente, se ele estivesse nas urnas com Trump e Biden. A pesquisa anterior realizada em abril mostrou Kennedy com 8% de apoio.
Embora os inquéritos nacionais forneçam sinais importantes sobre o apoio americano aos candidatos políticos, apenas um punhado de estados competitivos normalmente inclina a balança no colégio eleitoral dos EUA, que em última análise decide quem ganha as eleições presidenciais.
Ambos os candidatos carregam responsabilidades significativas na primeira revanche das eleições presidenciais dos EUA em quase 70 anos.
Trump passou grande parte dos últimos meses num tribunal de Manhattan, naquele que é o primeiro de quatro julgamentos criminais pendentes contra ele e pode ser o único a comparecer perante um júri antes de novembro.
O julgamento em Manhattan envolve acusações de que Trump encobriu um pagamento a uma atriz de cinema adulto antes das eleições presidenciais de 2016 em troca do silêncio dela sobre um suposto encontro sexual que teve com Trump.
Uma pesquisa anterior da Reuters/Ipsos também revelou que uma grande maioria de norte-americanos considerava as acusações graves. Trump se declarou inocente das acusações e nega qualquer encontro desse tipo.
Na terça-feira, os advogados de Trump tentaram minar o depoimento da principal testemunha da acusação, que disse que Trump autorizou o pagamento de dinheiro secreto.
Os outros julgamentos envolvem acusações de que Trump tentou anular a sua derrota eleitoral em 2020 ou de ter manuseado indevidamente documentos sensíveis depois de deixar a presidência em 2021. Trump declarou-se inocente de todas as acusações.
As responsabilidades de Biden incluem preocupações sobre a sua idade – 81 anos – bem como fortes críticas de uma fatia do seu Partido Democrata sobre o seu apoio à guerra de Israel contra os militantes do Hamas. Os protestos agitaram as universidades dos EUA nas últimas semanas, alimentando preocupações entre os democratas de que alguns jovens eleitores possam se voltar contra Biden.
A pesquisa, que entrevistou adultos em todo o país, incluiu muitas maneiras de medir o apoio a Biden e Trump, de 77 anos, e a maioria apontou para uma disputa acirrada.
Eles ficaram empatados em 46% cada entre os eleitores registrados quando os entrevistados não tiveram a opção de votar em um candidato de um terceiro partido ou disseram que não tinham certeza de quem escolher, com 8% recusando-se a responder à pergunta. Entre os eleitores registrados que disseram ter certeza absoluta de que votariam em novembro, Biden tinha uma ligeira vantagem de 3 pontos. Apenas dois terços dos eleitores elegíveis compareceram às eleições presidenciais de 2020, nas quais Biden derrotou Trump.
A pesquisa Reuters/Ipsos incluiu respostas de 3.208 eleitores registrados pesquisados online em todo o país.
Fonte: Reuters Jason Lange Edição de Scott Malone e Deepa Babington