BRK orienta sobre a importância do cuidado com a água parada e o combate ao mosquito da dengue
Com as reduções das chuvas e a volta das altas temperaturas do verão, chega a hora de todos ficarem mais atentos às condições que levam à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças como zika vírus e chikungunya. Com o objetivo de incentivar e reforçar medidas preventivas junto aos seus funcionários e clientes, a BRK, concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, realizará uma campanha educativa.
O coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Paulo Breda, enfatiza que a melhor forma de combater o mosquito é evitar a sua reprodução, eliminando locais perfeitos para se tornarem criadouros. Entre as orientações estão manter bem fechadas as caixas d’água, dar descarga semanalmente em vasos sanitários sem uso, e cuidar para que as calhas estejam limpas e desimpedidas de folhas ou resíduos que possam atrapalhar a passagem da água de chuva.
“Quanto maior for a conscientização de cada um de nós sobre a prevenção, menos contaminações acontecerão e mais bem-estar e qualidade de vida. “Estamos num período em que o que parece um pequeno descuido pode facilitar a propagação do mosquito. Por isso, é fundamental evitar a água parada nas residências”, ressalta.
Paulo Breda ressalta, ainda, que todos esses cuidados são de extrema importância durante todo o ano, e não somente após períodos de chuva intensa ou nas estações mais quentes. As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm como sintomas febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações, entre outros. Nas formas mais graves, a doença pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.