Cachaça pode impulsionar turismo em São Roque do Canaã
Proposta oficializa o Circuito das Águas Ardentes como rota turística no município que concentra maior quantidade de cachaçarias no estado
O Espírito Santo é o terceiro estado brasileiro em número de cachaçarias, sendo que 48,7% dos municípios capixabas têm ao menos um estabelecimento registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de acordo com dados do Anuário da Cachaça de 2024. O município de São Roque do Canaã se destaca na produção da bebida, concentrando 13 dos 81 alambiques registrados no estado, com projeção inclusive no cenário nacional.
O Projeto de Lei (PL) 433/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD), tem o objetivo de valorizar o município da região noroeste e a produção de cachaça local. A proposta reconhece o “Circuito Turístico Águas Ardentes” como Rota Turística do Espírito Santo, declarando-a como de importante interesse cultural e turístico. A iniciativa acrescenta item ao anexo único da Lei 12.017/2023, que consolida a criação de rotas turísticas no âmbito do estado.
Na matéria, o deputado revela a importância econômica e cultural do município, já que ocupa o sexto lugar nos municípios que mais produzem nacionalmente. O circuito também conta com diversos estabelecimentos, como cafeterias, lojas de produtos caseiros, hospedarias e espaços de lazer, evidenciando sua importância turística.
Coronel Weliton afirma que os turistas que visitam a rota conhecem paisagens rurais enquanto degustam a bebida. Além disso, podem acompanhar a produção da cachaça, conhecendo a história dos alambiques e das empresas familiares que fabricam o produto.
Andamento
A Comissão de Justiça declarou a constitucionalidade da matéria, que segue agora para avaliação dos colegiados de Cultura, de Turismo e de Finanças.
Confira o teor e andamento do PL 433/2024