Cachoeiro é vice-líder em competitividade no Estado pelo segundo ano consecutivo
Os principais potenciais do município apontados pelo ranking são: saneamento, funcionamento da máquina pública, telecomunicações, entre outros. Foto: Divulgação/PMCI
Cachoeiro de Itapemirim é a segunda cidade mais bem colocada do Espírito Santo no Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, ficando atrás apenas de Vitória. Assim, o município sul capixaba repete o feito do ano passado, quando foi realizada a primeira edição da avaliação.
O Ranking leva em consideração os 411 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020. No Brasil, Cachoeiro alcançou a 146ª posição. Já na região Sudeste, ficou entre os 100 primeiros, na 90ª posição.
De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), organização responsável pela iniciativa, o Ranking visa “fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo à justiça, à equidade e ao desenvolvimento sustentável”.
Para chegar ao resultado final, foram avaliados 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. Dessas dimensões citadas, Cachoeiro teve mais destaque em “instituições”, onde alcançou a 77ª posição.
Os principais potenciais de Cachoeiro apontados pelo ranking são: saneamento; funcionamento da máquina pública; telecomunicações; acesso à saúde; qualidade da educação; sustentabilidade fiscal e inserção econômica.
“O resultado mostra que Cachoeiro tem apresentado solidez na administração pública e, isso se reflete em mais competitividade, para que o município atraia novos investimentos. Continuaremos trabalhando para que a nossa cidade se mantenha em destaque no Ranking”, disse o prefeito Victor Coelho.