Cachoeiro realizou mais uma edição da ExpoSul Rural Leite
Solenidade contou com a presença de representantes do setor e autoridades políticas. Foto: Márcia Leal/PMCI
O município de Cachoeiro de Itapemirim realizou a segunda edição da ExpoSul Rural Leite. O evento aconteceu na sexta-feira (22) e no sábado (23), no Cerimonial Athenas Hall, com entrada gratuita e transmissão de flashes ao vivo pelo YouTube.
A feira contou com uma programação diversa, com palestras e rodas de conversas voltadas para o setor leiteiro, estandes de expositores com produtos e serviços de diversos segmentos, como alimentação, tecnologia agrícola, artesanato, biotecnologia, veterinária, dentre outros.
Autoridades políticas municipais e estaduais e representantes das organizações realizadoras estiveram presentes e destacaram a importância da realização de eventos que incentivem o agronegócio.
“O tema da edição da ExpoSul Rural deste ano expressa, de fato, um sentimento de união que deve ser preservado em todos os setores do agronegócio. A pecuária leiteira é de grande importância para nossa região e nós, do poder público, não mediremos esforços para promover ações que valorizem os produtores”, afirmou o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.
“Este é um evento muito importante para o setor leiteiro do estado do Espírito Santo, pois as atividades realizadas durante essa exposição ajudam a levar mais conhecimento para o homem do campo”, falou o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.
“O setor da pecuária leiteira merece toda nossa atenção. Estamos juntos desenvolvendo uma parceria forte, buscando um futuro de maior produtividade e inovação”, disse Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.
Representando o Governo do Estado do Espírito Santo, o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Roberto Foletto, destacou a importância da produção de leite.
“Temos um estado forte no que diz respeito à produção rural e a pecuária representa parte considerável da economia capixaba. O Governo do Estado está trabalhando, firmemente, para avançarmos, em parceria com prefeituras e demais órgãos, com pautas que valorizem o produtor rural”, declarou.
Na abertura do evento, também foi assinado o termo do Selo ARTE, certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal no Espírito Santo.
Evento agradou o público
Os visitantes presentes aprovaram as atividades oferecidas. Jocimar Fraga Bonandi, que trabalha com pecuária leiteira, veio de Mimoso do Sul para participar do evento e revelou estar feliz em ver o reconhecimento dado ao seu setor.
“Ficamos muito felizes quando soubemos que teríamos a ExpoSul Leite neste ano. Estamos satisfeitos com a atenção que nosso setor está recebendo, pois esse espaço nos permite uma troca muito valiosa de experiência e informações, que ajudam a fortalecer a produção. Todos têm a ganhar com isso”, declarou.
“O evento também é uma boa oportunidade para a divulgação de diversos produtos e serviços voltados para a pecuária. É muito interessante essa diversificação de estandes, que nos permite ter acesso às novidades do mercado”, declarou Mauro Henrique Bastianelli, produtor rural do município de Castelo.
Iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município, a feira também conta com as parcerias de cooperativas de leite do Espírito Santo; Sistema OCB/Sescoop-ES; Sebrae-ES; Sistema Faes/Senar/Sindicatos; Sicoob Sul; Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), do Incaper e do IDAF; Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (FEPSA), dentre outras.