Cachoeiro terá ação de vacinação 24 horas
Vacinação começará sexta-feira às 19h e terminará às 19h de sábado. É necessário agendamento. Foto: Márcia Leal/PMCI
O município de Cachoeiro de Itapemirim terá uma grande ação de vacinação contra a Covid-19 por 24 horas seguidas, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Chamada de “Viradão da Vacinação”, a iniciativa começará na sexta-feira (20), às 19h, e terminará às 19h de sábado (21).
Para isso, um novo agendamento on-line para pessoas de 18 anos ou mais será aberto nesta quinta-feira (19), às 8h, com 15 mil vagas disponíveis para aplicação da primeira dose da vacina. Além da Policlínica, também haverá vagas para se vacinar em 32 unidades básicas de saúde (UBS) no sábado (21), “Dia D” de vacinação contra a Covid-19, das 8h às 16h.
O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. Após um breve cadastro, é preciso escolher o local e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis, o horário aparecerá automaticamente. O agendamento pode ser feito em qualquer unidade.
No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou o CPF.
Cadastro no Vacina e Confia agiliza atendimento
Quem se dirigir até o local de vacinação com cadastro feito na plataforma “Vacina e Confia”, do governo estadual, contribuirá para que o atendimento seja mais ágil, com menos tempo de espera, e conseguirá algumas vantagens. A plataforma comunica o cidadão sobre o período de aplicação da segunda dose ou a respeito de doses em atraso, além de permitir ao usuário a consulta de informações sobre a sua vacinação e a respeito da campanha de imunização em geral.
Outra vantagem importante é que, no caso de esquema vacinal completo, a plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol), o que é bastante útil para quem precisa viajar.
Para se cadastrar, basta acessar o site www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao, clicar no ícone “Cidadão”, na página inicial, e inserir os dados pessoais, como idade, endereço e CPF. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários têm a opção de enviar documentos de comprovação.