Campanha Maio Amarelo tem início em todo o país
Orientações de respeito e responsabilidade, para um trânsito mais seguro, serão abordadas durante todo o mês. Foto: Divulgação/PMCI
O mês de maio é destinado, todos os anos, à Campanha Maio Amarelo. Durante todo o mês é realizado um movimento de conscientização, para redução de acidentes de trânsito. Criada em 2014, a campanha é realizada anualmente, com o apoio do Poder Público e a sociedade civil.
O Maio Amarelo de 2021 seguirá o mesmo padrão do movimento realizado no ano passado, as ações serão todas digitais. Além disso, busca evitar as mortes e lesões no trânsito, pois com uma pandemia, os hospitais já se encontram demandados pelos enfermos da COVID e de outras doenças.
A campanha nacional abordará, neste ano, o tema “Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito”. O objetivo é de conscientizar sobre uma convivência mais harmônica no trânsito.
Campanha em Cachoeiro já começou
Aqui em Cachoeiro, a campanha já começou. Panfletos on-line serão veiculados, a partir desta semana, nos perfis da Prefeitura em mídias sociais, com assuntos como a importância de respeitar a faixa de pedestres, utilização do cinto de segurança e da cadeirinha para as crianças no banco de trás, perigos do uso do telefone celular ao volante, do excesso de velocidade e do consumo de bebidas alcoólicas e direção, dentre outros. Devido à pandemia de Convid-19, as ações serão realizadas, apenas, pela internet.
A intenção da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), por meio do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito, é intensificar a conscientização sobre as leis de trânsito, com foco na redução dos índices de infrações, de acidentes e de vítimas.
As infrações mais recorrentes no município são: estacionar em locais proibidos, uso do aparelho celular ao volante, conduzir veículos com a documentão irregular e desrespeito às sinalizações.
“A campanha do Maio Amarelo é muito importante, pois é preciso reforçar, cada vez mais, a necessidade de um trânsito mais humano. A temática é justamente sobre isso e destaca os elementos necessários para que possamos conviver em harmonia no trânsito”, salienta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.
Confira dicas para um trânsito mais seguro
Motociclistas: Sempre usem capacetes e equipamentos de segurança (luvas, jaquetas, botas e calças. Opte por materiais de maior resistência); transite com faróis acessos; use a faixa de tráfego e, caso seja um motoboy, faça um curso regulamentado pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran), além disso, a moto deverá ter os dispositivos de segurança exigidos para essa atividade.
Ciclistas: Prefira vias de pouco tráfego; use capacete e equipamentos de segurança obrigatórios, como: campainha, sinalização e espelho retrovisor; transite pela ciclovia, ciclofaixa ou acostamento e nunca transporte carga que interfira no seu equilibro.
Motoristas: Esteja sempre com a Carteira de Habilitação e o documento do veículo regularizados; crianças menores de dez anos têm de estar no banco traseiro, com equipamento adequado; mantenha o veículo em boas condições; respeite a velocidade média permitida e sempre utilize o cinto de segurança.
Pedestres: Fiquem atentos às saídas dos carros das garagens; use a faixa de pedestre; utilize as calçadas e olhe para os lados antes de atravessar.