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Campanha Papai Noel dos Correios começou oficialmente no Estado
O período de adoção e de retorno de presentes vai de 16 de novembro a 3 de dezembro. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Uma das campanhas de Natal mais conhecidas do país, o Papai Noel dos Correios, foi lançado no Espírito Santo nesta terça-feira (16). Neste ano, quem quiser adotar uma cartinha pode procurar uma agência participante ou fazer pela internet.
Todas as informações como os endereços das unidades e o passo a passo para adoção on-line estão no Blog Noel (http://blognoel.correios.com.br). Neste caso, a entrega do presente pelo padrinho deve ser feita no ponto de entrega indicado. O período de adoção e de retorno de presentes vai de 16 de novembro a 3 de dezembro.
Além de estimular a garotada a escrever cartas, a campanha dissemina valores natalinos como a solidariedade. Em uma corrente do bem, empresa, empregados e voluntários da sociedade se juntam para, dentro do possível, atender aos pedidos de presentes das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
No Espírito Santo, participam da campanha estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.
Funcionamento da campanha
A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não distribuem cartas diretamente à população em suas residências, elas ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.
Os presentes são recebidos nos pontos de entrega, para que, posteriormente, os Correios realizem a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é divulgado ou informado ao padrinho.
Mais de 30 anos de história
A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados, que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes.
Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção e acabou se transformando num projeto corporativo dos Correios, que há mais de 32 anos ajuda a fazer o Natal de milhares de crianças mais feliz.