Carro voador da startup californiana Alef atrai investidor inicial da Tesla
Veículo apresenta um corpo que vira de lado para se tornar a asa após a decolagem
O conceito de um carro voador não é novo – os inventores vêm tentando adicionar asas a veículos motorizados com rodas há décadas, com sucesso limitado.
Jim Dukhovny, fundador da Alef Aeronautics, espera mudar essa equação. Sua empresa com sede na Califórnia apresentou uma nova abordagem para mover veículos terrestres para os céus e atraiu pelo menos um capitalista de risco proeminente.
O Modelo A de Alef, que está emergindo de um período de gestação de sete anos, se parece menos com os carros voadores de filmes antigos e mais com o táxi voador de Bruce Willis no filme de 1997 “O Quinto Elemento“.
A aparência incomum – que apresenta um corpo que vira de lado para se tornar a asa após a decolagem – é apenas um aspecto que atraiu Tim Draper, um dos primeiros investidores da Tesla Inc (TSLA.O) de Elon Musk e da SpaceX, cujo Draper Associates Fund V (que é o fundo de investimento pessoal de Tim Draper) apoiou Alef com US$ 3 milhões em capital inicial.
Draper havia feito um investimento inicial modesto:
Eu coloquei mais (dinheiro) quando vi que eles criaram um pequeno protótipo de drone que fazia exatamente o que eles me disseram que faria”, disse ele em um e-mail. “O design é extraordinário. As laterais do carro se tornam as asas quando o avião fica na horizontal.”
Com sede em Santa Clara, no coração do Vale do Silício, Alef projetou o Modelo A – um carro elétrico de aparência relativamente convencional – com a capacidade de decolar e pousar verticalmente. E, claro, para voar.
Dukhovny, que é o CEO da Alef, nunca construiu um carro até agora. Ele é um cientista da computação, designer de software, fã de ficção científica e empreendedor serial que já dirigiu um site de jogos online chamado Intellectual Casino.
Em uma entrevista, ele disse que o Modelo A feito à mão foi projetado para ser vendido por US$ 300.000, com produção e entregas iniciais previstas para 2025. Esse preço, a propósito, é o mesmo preço inicial planejado para o carro-chefe de veículos elétricos da marca Cadillac, o Celestiq, que deve começar a chegar aos clientes no início de 2024, de acordo com a General Motors Co (GM.N), controladora da Cadillac.
Uma característica que diferencia o Modelo A das versões anteriores de carros voadores é como ele voa. Uma vez que decola do chão, o cockpit gira e o corpo de fibra de carbono vira de lado, depois avança, impulsionado por uma série de hélices. A maioria das outras tentativas recentes de concorrentes se assemelham a drones gigantes – e não são capazes de viajar sobre rodas no solo.
O carro inteiro é a asa”, disse Dukhovny.
Alef estima uma autonomia de 200 milhas (322 km) e uma autonomia de voo de 100 milhas.
Dukhovny tem um truque ainda maior na manga para 2030: um sedã Modelo Z proposto, com autonomia de voo de 200 milhas e autonomia de 400 milhas – e um preço projetado de US$ 35.000.
“Isso não é mais complicado do que um Toyota Corolla”, disse ele. “Nosso objetivo é garantir que tenha o mesmo preço.”
Fonte: Agência Brasil