Cento e onze anos de Rubem Braga
Cronista cachoeirense completaria a idade neste mês
Há características marcantes no janeiro de Cachoeiro: ruas mais vazias, o calor ainda mais forte e a comemoração do aniversário de Rubem Braga. O escritor, considerado por muitos o maior do país no estilo crônica, completaria 111 anos no dia 12 do mês.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o aniversariante pode visitar a exposição “Trilhos de palavras”, na Casa dos Braga, com seus textos em meio a objetos e fotos, alusivos a ele e à ferrovia que cortava o município.
É a principal das ações no Braganiano deste ano, projeto fixo do município para celebrar o cronista. Disponível até março, segue aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h.
De acordo com prefeitura, a proposta da mostra é interligar a trajetória de Rubem com a da Estrada de Ferro Leopoldina.
“São dois vetores de desenvolvimento para a nossa cidade”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo, ao destacar que o cronista e a ferrovia contribuíram para o destaque de Cachoeiro no cenário nacional.
Braga escreveu mais de 15 mil crônicas e figura entre os principais cachoeirenses de todos os tempos quando o assunto é arte, ao lado, claro, de Carlos Imperial, Sérgio Sampaio, Newton Braga, Luz del Fuego e Roberto Carlos, além dos tantos que a cidade faz brotar.