Choques elétricos e incêndios por sobrecarga crescem no Brasil no primeiro semestre do ano
Estudo da ABRACOPEL aponta crescimento no país destes tipos de ocorrências. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante o primeiro semestre de 2021, houve aumento na quantidade de acidentes e mortes relacionadas a incêndios originados por sobrecarga e choques elétricos, comparado ao mesmo período do ano passado. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL).
Este ano foram registrados 759 acidentes e 402 mortes, sendo que no primeiro semestre de 2020, foram mapeados 741 acidentes e 398 óbitos.
Diante deste cenário, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, criou orientações para reforçar a segurança com eletricidade e prevenir acidentes elétricos.
Para preservar a família e evitar riscos desnecessários, o principal é ter toda a fiação elétrica da residência devidamente protegida e muito bem instalada. Muitos dos incêndios e choques são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção. “Segurança e qualidade de vida estão intimamente ligadas. Ter um ambiente doméstico agradável para a família requer atenção para que todos fiquem melhor acomodados e, principalmente, seguros”, disse Vilmar Abreu, gestor de excelência ao cliente da EDP.
Além disso, na hora de reformas ou obras, uma das ocorrências mais perigosas e comuns é encostar ou até mesmo aproximar ferragens ou ferramentas na rede de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. A aproximação com a fiação, diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras ou até levar a morte. Por isso, é fundamental prestar atenção à distância entre o local onde se está trabalhando e a rede elétrica e mais, é importante buscar sempre profissionais especializados para realizar os serviços.
Orientações
– Nunca deixe aparelhos elétricos em locais com água ou umidade e nunca os manuseie com mãos ou pés molhados. O risco de choque é grande. Atente-se ao local de instalação da máquina de lavar ou tanquinho;
– Nunca utilize o celular quando estiver carregando na tomada, pois pode acontecer um curto-circuito e ocasionar choque. O uso de fone de ouvido plugado no celular também deve ser evitado durante o carregamento do aparelho, pois a eletricidade pode passar pelo fio e atingir o corpo;
– Equipamentos elétricos e eletrônicos somente devem ser ligados ou desligados da tomada utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio;
– Cuidado com os fios dos eletrodomésticos. Sempre que possível, mantenha-os no alto, longe do alcance de crianças;
– Caso algum aparelho esteja dando choque, mesmo que seja de baixa intensidade, pode ser defeito no equipamento ou na rede elétrica interna da residência. Nesse caso, a dica é não pôr a segurança em risco e recorrer a um eletricista capacitado para fazer uma avaliação da fiação elétrica de sua residência e/ou levar o aparelho para o conserto.