Chuvas fortes ainda castigam o Espírito Santo
Mais de três mil pessoas deixaram suas casas
Viana, Linhares e Santa Leopoldina, segundo a Defesa Civil são os municípios com mais desabrigados e desalojados em consequência das fortes chuvas que caem no estado desde o final do mês de novembro. Alagamentos, deslizamentos, desabamentos, estão fazendo parte da rotina de várias cidades nos últimos dias.
Em Santa Leopoldina, na região Serrana do Estado, a situação é crítica e mais de 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
Viana
As chuvas que assolaram Viana foram as maiores registradas no município na história, causando desastres, alagamentos e prejuízos em diversas regiões da cidade.
O município segue sob alerta de chuvas e devido ao momento de desastre natural, a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade pública na última sexta-feira (02).
Segunda a Prefeitura de Viana, as Secretarias têm atuado de forma intensiva em várias frentes de trabalho desde a semana passada, contando com apoio das secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG).
Os serviços de manutenção, reparos, limpeza e assistência social têm chegado aos diversos moradores afetados em resposta aos danos causados pelas chuvas.
O município registrou 1.250 desalojados e 195 desabrigados, que foram encaminhados para seis abrigos municipais e residências de familiares. Os abrigados estão recebendo assistência, alimentos e atendimento médico, conforme as demandas.
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) informa que doação de alimentos, roupa de cama e produtos de higiene e limpeza podem ser feitas no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Marcílio de Noronha. As doações são repassadas para a população atingida pelas águas pluviais.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11, em Marcílio de Noronha. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o CRAS por meio dos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186, ou com a SEMTRADES por meio dos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.
Linhares
Para ajudar as famílias que sofrem com os efeitos das chuvas, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Assistência Social, e em parceria com a Igreja Maranata, está distribuindo donativos aos atingidos pelas fortes chuvas que atingem a cidade.
A secretária de assistência social, Luciana Montovaneli Amorin, reafirmou a importância das doações em momentos de crise.
“Nesse momento de emergência é muito importante ações solidárias. Mas é preciso que aconteça de forma organizada para que consigamos alcançar o maior número de pessoas. As doações devem ser direcionadas à Secretaria de Assistência Social. Estamos recebendo no Maanaim. Através de voluntários, organizamos [as doações] em kits e distribuímos.”
A secretária agradeceu ainda o apoio do Jipe Clube de Linhares, que tem ajudado no trabalho logístico. “Neste momento, tem sido fundamental a participação do Clube de Jipe de Linhares que com carros adequados e muita boa vontade fazem chegar às doações nas comunidades com acesso prejudicado.”
Os moradores podem ajudar com a doação de alimentos, roupas, colchões, água potável, objetos de higiene pessoal e limpeza. A cada dia uma comunidade impactada é atendida. O Maanaim de Linhares fica na avenida Roberto Marinho, 1201, no bairro Palmital.
As doações também podem ser feitas diretamente na sede da secretaria municipal de Assistência Social, localizada na Rua Conceição, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As equipes da Assistência Social também fazem a coleta mediante à solicitação pelo número (27) 3372-2099.
Cariacica
Limpeza de canais, operação tapa-buracos, raspagem de lama e coleta de lixo. Estes são apenas alguns dos serviços que as equipes da Secretaria de Serviços (Semserv) estão realizando nas ruas e avenidas de Cariacica neste sábado (3) para minimizar o impacto das chuvas na cidade.
Também estão sendo realizadas ações como poda de árvores, desobstrução de redes de drenagem, manutenção de iluminação, recolhimento de animais de grande e médio porte e coleta de entulhos.
“Desde o início das chuvas nossas equipes estão 24 horas nas ruas realizando a limpeza das ruas e avenidas. Hoje estamos intensificando a limpeza de canais e realizando operação tapa-buracos nas vias mais afetadas. Continuaremos com o serviço durante todo o fim de semana”, disse o secretário de Serviços Marcos Aranda.
Vitória
A Prefeitura de Vitória investe em caráter permanente, a médio e longo prazos, em obras e manutenção das redes de drenagem, em obras de contenção de encostas e na retirada de pessoas em áreas de risco com a oferta de imóveis em áreas geologicamente seguras. Atenção dos moradores para movimentações repentinas no terreno é importante para prevenir acidentes.
Foram mapeadas 67 áreas como risco geológico R3 (Alto) ou R4 (Muito Alto). As soluções para áreas de risco em Vitória foram retomadas ainda em 2021.
Em agosto de 2022, foi lançado um edital para mais 139 obras de contenção em 57 bairros com investimento é de R$ 60.453.674,05. Com isso, a PMV zera o déficit de intervenções necessárias para minimizar o risco geológico em Vitória.
Além disso a PMV atende a população que reside em área de risco com programas habitacionais. De janeiro de 2020 até hoje, foram entregues 130 casas próprias.
Com o objetivo de diminuir os transtornos e garantir a segurança da população, a Defesa Civil Municipal realiza o monitoramento e mantém um esquema de plantão e vistoria das áreas de risco de Vitória. Uma equipe do órgão trabalha 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população.
O munícipe pode acionar o plantão do órgão pelo telefone (27) 98818-4432.
Fonte: Prefeitura Viana
Prefeitura Vitória
Prefeitura Cariacica