Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Chuvas no Espírito Santo continua e aumenta número de desabrigados
As áreas mais atingidas ficam no noroeste do estado, na Região Serrana e na Grande Vitória
Nestas segunda (05) e terça (06) até que a chuva deu uma pequena trégua na Grande Vitória, mas as fortes chuvas que caem sobre o Espírito Santo rotineiramente já deixaram mais de quatro mil pessoas desabrigadas e desalojadas no estado e ainda não há previsão de quando elas poderão retornar aos seus lares. E o estado de alerta continua com probabilidade da volta das chuvas a partir desta quarta-feira.
Em Viana, depois de um grande terror, ilhada na própria casa devido às fortes chuvas que afetaram o município, Jaqueline Matias da Silva e a pequena Isis Vitória foram resgatadas pela Defesa Civil de Viana, na última segunda-feira (05), no bairro Campo Verde. As enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) local foram até a casa de Jaqueline para prestarem os primeiros atendimentos às duas.
“Minha rua alagou toda, não tinha como passar. Nem ônibus subia mais. Por causa dos pontos da cesária, não podia arriscar atravessar. Tinha um pedaço da rua que a água chegava no pescoço. No dia da maior enchente, a Defesa Civil estava passando e eu pedi um carro para que alguém pudesse tirar meus pontos. A velocidade do atendimento foi surpreendente. As meninas foram bem rápidas e bem atenciosas”, diz Jaqueline.
Boletim atualizado da Prefeitura de Linhares nesta terça-feira (6/12) informa que, no momento, 64 famílias estão desabrigadas, num total de 213 pessoas, entre adultos e crianças, que são acolhidas em ginásios, igreja e escola de Linhares.
Não há previsão de retorno às residências, o que será feito assim que a Defesa Civil fizer a liberação, haja visto que a previsão ainda é de chuva nesta semana.
A estradas estaduais e federais que cortam o Espírito Santo continuam com diversas interdições por conta das fortes chuvas que atingem o estado há mais de duas semanas. Equipes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e da ECO 101 realizam obras para recuperação das vias, mas em alguns trechos a previsão é de que as obras durem 30 dias.
Veja abaixo a informação oficial da Polícia Rodoviária Federal na manhã desta terça-feira (06):