Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Cidades contabilizam prejuízos após temporal
Casas atingidas, deslizamento de terra, ruas e pontes destruídas, foram alguns dos problemas contabilizados após a chuva dessa terça-feira
Nesta quarta-feira (1), municípios amanheceram com resquícios de destruição após a forte tempestade que os atingiu, na noite de ontem (30). Nós do Portal A7 procuramos algumas prefeituras que nos atualizaram sobre os prejuízos causados pelo temporal.
Em Mimoso do Sul, moradores se depararam com uma situação de calamidade na manhã de hoje.
Segundo informações da Defesa Civil, o calçamento de uma rua foi destruído, um muro caiu, a cabeceira de uma ponte também cedeu, duas passarelas foram arrastadas pela cheia do córrego, foram registrados vários pontos de alagamento na cidade, deslizamento de terra em uma residência e três famílias precisaram ser retiradas de suas residências e foram para a casa de parentes.
O município de Iconha também foi atingido por uma forte enxurrada, principalmente no interior, o que ocasionou o enchimento do rio em 4,5m, provocando danos como: pontes destruídas, quedas de árvores e barreiras, interrupção do abastecimento de água e energia elétrica, alagamento de comércio, moradias destelhadas e plantações agrícolas atingidas com perdas registradas de até 70%.
A prefeitura informou ainda que a enchente não chegou a atingir ruas do centro da cidade, e que logo após a chuva e a constatação da diminuição do nível do rio, as equipes iniciaram os trabalhos de limpeza e reestabelecimento do acesso aos locais atingidos.
Já a prefeitura de Cachoeiro registrou várias ocorrências e informou que as equipes estão em campo prestando atendimento e fazendo as intervenções necessárias. De acordo com a Defesa Civil, houve um acumulado de 61 milímetros de chuvas em 24 horas, sendo que, em apenas 1 hora, houve precipitação de 45 milímetros.
No distrito de Itaoca, foram registrados alagamentos nas ruas Pedro Vivácqua, Braz Vivácqua e Sebastião Carola, e na avenida Deoclecio Cossi. Quinze famílias foram atingidas, as quais estão recebendo assistência.
Na rua Edmundo Ramos, no bairro Novo Parque, um muro de contenção caiu sobre um veículo e o destruiu, mas não houve vítimas. Também ocorreu a queda de um talude próximo a uma residência de dois pavimentos, que teve que ser interditada e a família, retirada.
No bairro Elpídio Volpini (Valão), também ocorreu a queda de um talude próximo a uma residência, e os moradores foram realocados.
Na Rodovia ES-164, que liga Cachoeiro a Vargem Alta, foi registrada a queda de uma barreira, mas uma empresa da região se prontificou e realizou a desobstrução da via.
Também foram registrados alagamentos no trevo do bairro Aeroporto, no bairro Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e na rotatória da Ilha da Luz, próxima aos bairros Aquidaban e Novo Parque.