Coleta de eletroeletrônicos ajuda a preservar o meio ambiente e a saúde
Inauguração do Centro de Logística Reversa de Materiais Eletroeletrônicos (Foto Jansen Lube/PMV)
De acordo com o estudo The Global E-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 foram geradas 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em todo o mundo e apenas 17,4% foram coletados e reciclados. O relatório também prevê que a quantidade desses resíduos atingirá 74 milhões de toneladas até 2030.
Pensando em facilitar o descarte ambientalmente correto, ajudando o meio ambiente e a saúde pública, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) faz diversas parcerias que ajudam a viabilizar o recebimento de mais produtos. Com a prefeitura de Vitória, não foi diferente e, desde 2021, a capital conta com a coleta agendada de resíduos pós consumo, realizada por meio do serviço “papa-móveis”.
Tanto os produtos recebidos no ecoponto da Unidade de Transbordo de Vitória, situada no bairro Resistência, como os coletados pelo serviço “Papa-Móveis”, serão devidamente armazenados e depois transportados para a manufatura reversa realizada por parceiros da ABREE.
Para ter acesso à lista completa dos produtos que podem ser descartados, basta acessar a página da ABREE. Entre eles estão itens como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e outros.
Para acionar o serviço de “Papa-Móveis”, em Vitória, é necessário entrar em contato pelo telefone 156 ou WhatsApp (27) 99693-8953.
A maioria desses produtos é descartada sem cuidado ambiental e em lugares incorretos. Segundo um estudo mundial feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) a quantidade total de matérias-primas descartadas sem cuidados e sem consciência do valor desses materiais, em 2021, chegou a 57 bilhões de dólares.
A logística reversa impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas, gera empregos para a população e contribui para a redução no consumo de recursos renováveis. O consumidor, quando tem esses cuidados, faz o seu papel para contribuir com a preservação do meio ambiente e evita ocupar espaços da casa com produtos que já não servem mais.
O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, afirma ainda que a destinação correta aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é uma ação muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. “É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações”.
Sobre a ABREE
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 178 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento por maio da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.