Durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, realizada neste domingo (9) na Praça de São Pedro, o Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias devido a uma bronquite. Após iniciar a homilia, ele declarou: “Agora peço desculpa e peço ao mestre que continue a leitura devido à dificuldade em respirar”, delegando a leitura ao mestre de cerimônias, arcebispo Diego Ravelli. As palavras do pontífice foram recebidas com aplausos pelos presentes, que incluíam soldados e policiais de diversos países.
Nos últimos anos, o Papa Francisco tem enfrentado uma série de problemas de saúde, incluindo dores no joelho e no quadril, que o levaram a adiar compromissos e a passar por uma cirurgia abdominal. Recentemente, ele tem sofrido com bronquite, o que o impediu de ler sua catequese na audiência geral da última quarta-feira.
A Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas reuniu aproximadamente 30.000 soldados e policiais, principalmente italianos, mas também delegações estrangeiras, como representantes do Exército e da Guarda Civil espanhóis. Este evento faz parte do Ano Santo dedicado a diferentes setores, tendo ocorrido no mês anterior um jubileu semelhante com comunicadores de todo o mundo.