Como criar parcerias de sucesso para o seu negócio
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
Tenho certeza que você já ouviu a frase “a união faz a força” em algum momento da sua vida, não é mesmo?! Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas têm buscado meios para se destacar dos concorrentes, e é aí que a expressão ganha poder.
Em qualquer negócio um empreendedor pode fazer parcerias para alcançar novos públicos e, além disso, elas permitem que a empresa cresça e adquira vantagens competitivas, já que estarão sempre atualizadas com as tendências do mercado.
Vejamos algumas dicas que podem ajudar você empreendedor:
Estude seu mercado
Ao iniciar seu negócio você, provavelmente, já se aprofundou um pouco sobre o mercado em que ele está inserido e identificou o que as pessoas buscam nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Contudo, esse processo também deve ocorrer para encontrar parceiros, e você precisará rever de maneira mais ampla e estratégica quais são as necessidades que seus clientes esperam que sua empresa atenda, tentando enxergar até mesmo além desse ponto. Uma dica é buscar entender quais as exigências que não têm a ver diretamente com o que você vende, mas que se relacionam e podem ser supridas por um parceiro. O importante é ter a disposição do cliente algo que complemente seus produtos ou serviços e enriqueça a experiência do consumidor.
Conheça seus concorrentes
Analisar as empresas que concorrem com o seu negócio é fundamental para se destacar no mercado.
Isso ocorre porque ao observá-los você conseguirá obter ideias e, além disso, entender até mesmo, em que eles estão falhando e como você pode tornar esses problemas uma força do seu negócio, através da obtenção de parcerias que o ajudem.
Outro fator interessante é que, ao ficar de olho na concorrência, você saberá bem quais marcas estão sendo bem avaliadas pelas pessoas e se elas estão abertas a parceria, te ajudando a encontrar o parceiro certo para a ação que estiver planejando.
Dessa forma, sua empresa poderá obter um diferencial competitivo diante dos concorrentes, garantindo maiores benefícios e comodidades aos seus clientes.
Defina um objetivo
Antes de convidar uma empresa para trabalhar com a sua é muito importante que um objetivo que possa beneficiar os dois lados seja definido.
Já pensou qual será a ideia central da parceria e as ações a serem realizadas a partir dela?
A ideia é buscar responder essa pergunta para reduzir o tempo gasto com burocracias, otimizar os processos internos e aumentar a produtividade das equipes envolvidas.
Faça networking
Adoro essa palavra: networking! É fundamental para qualquer empresa ou empreendedor, principalmente para quem deseja ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.
O ideal é que você esteja sempre presente e acompanhando eventos como palestras, workshops, cursos e grupos empresariais, bem como investindo na criação de contatos por meio das redes sociais, de forma a encontrar vários outros profissionais que tenham afinidade com o seu negócio e estão engajados nos mesmos objetivos e resultados que você.
Comunique-se com clareza
Tome cuidado com os ruídos que podem ser causados por problemas de comunicação!
Para evitar que isso ocorra na parceria estabelecida e fazer com que ela se quebre e cada um siga para seu lado, o ideal é combinar cada um dos detalhes e buscar entender o que cada uma das partes envolvidas esperam de resultado e o que irão fazer para atingi-los.
Avalie o retorno obtido
Para conseguir ter sucesso no seu negócio tudo precisa ser medido, inclusive as parcerias comerciais. Se você não souber medir e analisar os resultados, não conseguirá identificar o que deu certo, o que não saiu como você esperava e qual foi o resultado geral da parceria.
Gostou das dicas? Então coloque em prática, que sem dúvida, o sucesso é garantido! Nosso negócio é fazer a sua empresa prosperar!